Marcelo Henrique esteve com ex-presidente Michel Temer

O poeta e escritor Marcelo Henrique, de Amparo/SP, cumpriu agenda em São Paulo – Capital na última terça-feira, 22/02. O objetivo principal foi um encontro previamente agendado com o ex-presidente Michel Temer, que o recebeu em seu escritório.

Temer, que é membro da Academia Paulista de Letras (APL), escreveu a apresentação do novo livro de poemas de Marcelo, Cânticos do Parnaso, cujo lançamento está previsto ainda para este primeiro semestre.

Durante esse encontro, Marcelo esteve acompanhado do professor Alexandre Silva, escritor, primeiro-secretário da Academia Amparense de Letras (AAL).

Marcelo aproveitou a visita para oficializar convite ao ex-presidente Temer para o lançamento de seu livro. Futuramente, o poeta e o ex-presidente escolherão, em comum acordo, a melhor data para a noite de autógrafos, conciliando-a com a concorrida agenda de Temer, com o objetivo de que o ex-presidente prestigie, com sua presença, o poeta amparense.

O ex-presidente Temer presentou Marcelo Henrique e Alexandre Silva com exemplares autografados de seu livro Anônima Intimidade (poemas).

No final da tarde, Marcelo aproveitou para visitar o advogado Ives Gandra da Silva Martins, ex-presidente da Academia Paulista de Letras (APL) e chanceler da Academia Paulista de Letras Jurídicas (APLJ), “mestre e amigo” do poeta amparense, segundo suas próprias palavras, e um dos maiores juristas do país. Essa visita, que teve caráter informal, foi um reencontro do poeta amparense com Ives Gandra, que, em 2009, prefaciou seu livro Flores Selvagens (poemas).

Sobre o livro Cânticos do Parnaso

O novo livro de Marcelo Henrique, Cânticos do Parnaso (poemas) reúne 50 poemas inéditos de sua produção literária. Na capa, a reprodução de uma pintura barroca (século 17), intitulada “Apolo e as Musas no Monte Hélicon” (1680), de Claude Lorrain, com permissão especialmente concedida pelo Museum of Fine Arts, em Boston, Massachusetts, Estados Unidos, museu esse a cujo acervo pertence a tela original.  

O ex-presidente Michel Temer, que se mostrou entusiasmado com o novo livro de Marcelo Henrique, não economizou elogios à cultura do poeta amparense, escrevendo, num dos parágrafos de sua apresentação, que “Seus escritos revelam amplo e erudito conhecimento da mitologia grega, da Bíblia e do cotidiano”, destacando, ainda, que Marcelo é “dono de extenso vocabulário e profundo conhecimento do idioma pátrio”.

O aspecto político-social da obra

O que chamará, por certo, a atenção dos formadores de opinião é que uma das partes do livro, intitulada Epigramas descorteses, reúne nove poemas jocosos, de uma crítica ácida e ferina ao clã da política nacional, que orbita em torno do presidente Bolsonaro. E isso somado à apresentação de um ex-presidente da República, muito provavelmente não passará despercebido à atenção de setores da mídia e da crítica literária nacional, atraindo, inevitavelmente, olhares e holofotes para Cânticos do Parnaso, o nono livro que se soma à trajetória do agora maduro poeta amparense.

Prêmio literário

A publicação de Cânticos do Parnaso é a contrapartida de um prêmio recebido por Marcelo Henrique, em novembro de 2021, quando o poeta foi um dos selecionados pelo histórico de realização em literatura, na categoria autores, sendo contemplado pela Lei Aldir Blanc (LAB), prêmio esse oferecido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Publicado às 12h39

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial   

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br