Prefeitura de Itapira se reúne com Bairral para discutir criação de mais uma residência terapêutica

Na tarde da última terça-feira, 22, o vice-Prefeito Mário da Fonseca, os secretários de Governo Sandro Cesar Oliveira Almeida e Saúde Vladen Vieira reuniram-se com o diretor superintendente Nivaldo José Caliman para discutir a criação de mais uma Residência Terapêutica no município. Também estiveram presentes membros do corpo técnico da Secretaria de Saúde e do Bairral.

“Nós tivemos um aumento de demanda para esse tipo de serviço e preocupados com o bem estar desses pacientes e também levando em consideração a atuação da Secretaria com políticas públicas de Saúde Mental nós estamos solicitando a abertura dessa sexta unidade na cidade”, explicou Vladen Vieira.

As Residências Terapêuticas são casas localizadas no espaço urbano destinadas ao tratamento de pacientes que passaram por longo período de internação psiquiátrica precisam de assistência antes de iniciarem o processo de reinserção social. O tratamento faz parte da política pública de saúde mental do SUS e é desenvolvido em parceria com o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) II “Onofre Batista”.

Atualmente o município conta com cinco Residências Terapêuticas com dez vagas cada. O Bairral, através de convênio firmado com a Prefeitura, é responsável pela execução do serviço, sendo que seu custeio é dividido entre repasse do Ministério da Saúde e aporte da Prefeitura, somando aproximadamente R$ 35 mil ao mês.

Ficou definido na reunião que serão feitos estudos para localização de um imóvel ideal para implantação do serviço e contratação da equipe técnica para depois iniciar processo de credenciamento da nova unidade e acolhimento dos pacientes.

Publicado às 7h09

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial 

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br