Saúde alerta sobre casos positivos de Leishmaniose em Amparo

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Amparo está alertando a população sobre com orientações aos tutores e acompanhamento da população canina que apresentaram casos positivos de Leishmaniose. Na cidade, há casos confirmados em cães nas regiões do Flamboyant, Figueira, Casa Grande e Distrito de Arcadas. 

De acordo com a Vigilância em Saúde, 38 casos da doença foram confirmados em animais. Não há casos confirmados em humanos. Todo o trabalho é acompanhado pela Sucen - Superintendência de Controle de Endemias da Secretaria de Estado de Saúde. 

O tratamento dos animais não está nas atribuições do Sistema Único de Saúde - SUS. Neste caso, o médico veterinário, junto ao tutor realiza a escolha para o tratamento. Porém, sem os cuidados com os remédios e coleira repelente que evita a picada do mosquito Palha, propagador da doença, a única alternativa é a eutanásia, recomendada pelo Ministério da Saúde. 

Como há possibilidade de transmissão em seres humanos, toda a Rede Pública de Saúde foi treinada para o diagnóstico da doença. 

A Secretaria de Saúde também comunicou todas clínicas veterinárias para que seja fornecida qualquer nova confirmação da doença. Em Amparo, o Núcleo de Controle de Zoonoses é o responsável e atende na Avenida Carlos Augusto do Amaral Sobrinho, 2.871. O telefone para mais informações é o  19-3817-1115

Os principais sintomas da Leishmaniose em cães são o emagrecimento, lesões na pele, especialmente face e orelhas, crescimento exacerbado das unhas, perda de apetite (os cães ficam normalmente bem magros) e lesão em córnea.

Publicado às 6h45

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br  

.