Ponto de Coleta de Recicláveis está ativo em Serra Negra

No fim da tarde desta sexta-feira, 25 de março, o prefeito Elmir Chedid colocou em operação o Ponto de Coleta de Recicláveis para que a população de Serra Negra possa, de forma voluntária, depositar resíduos sólidos separadamente nos recipientes adequados. O novo ponto fica na Avenida Juca Preto, em frente ao mudo do Recinto de Exposições Casco de Ouro.

A implementação de projeto de coleta seletiva de lixo, proporcionando a preservação ambiental e facilitação da triagem dos resíduos sólidos que agridem o meio ambiente, bem como incentivar o descarte de lixo em forma seletiva consta do item 6 – Meio Ambiente, do plano de governo do prefeito Elmir.

Some-se a isso o fato de que essa iniciativa fortalece a correta destinação, estimula a população a desenvolver hábitos conscientes, evita que esse material seja destinado aos aterros (lixões), permitindo seu retorno à cadeia, gerando emprego e renda, alcançando o tripé da sustentabilidade: social, ambiente e financeiro.

Um container foi entregue pelo Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra), devidamente pintado. A peça é parte do Projeto Ponto de Entrega Voluntária, com containers já entregue em seis municípios associados.

Coube a Prefeitura de Serra Negra escolher um local para colocação e preparar a estrutura de suporte. O Cisbra fará a retirada periódica do material depositado.

A instalação é a primeira de várias iniciativas que a Prefeitura de Serra Negra colocará à disposição da população para estimular a reciclagem de lixo.

Inicialmente, o lixo será retirado por uma cooperativa de Socorro contratada pelo Cisbra, mas o objetivo da Prefeitura é apoiar no que for possível a formação de uma cooperativa em Serra Negra com as pessoas que trabalham individualmente para que a venda do material coletado seja feita no próprio município.

“Era um projeto que discutia muito com o Bimbo (Vice-Prefeito, em memória), de fazer uma coleta de lixo reciclável geral na cidade, formando essa cooperativa com um lugar específico, determinado, para que os recursos sejam distribuídos para essas pessoas que trabalham e melhorar o meio ambiente com o descarte correto do papel, do vidro, do metal e outros materiais”, comentou o prefeito.

Na cerimônia de início de operação, o prefeito Elmir Chedid estava acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Deborah Chedid, do chefe de gabinete Rodrigo Demattê Angeli, do secretário de Serviços Divaldo De Santi e do secretário de Obras e Infraestrutura e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Carlos Bonásio, bem como os demais secretários e servidores de todas as pastas, representando o Executivo.

Os vereadores Beraldo Cattini, líder do governo municipal, Eduardo Barbosa e Wagner Del Buono (Waguinho), acompanhados do secretário-geral da Câmara Demétrius Franchi também estiveram presentes, bem como os ex-presidentes do Legislativo João Paulo Ferraresso e Marcos Testa.

Representando o deputado Estadual Edmir Chedid esteve presente o assessor parlamentar Guilherme Gorski.

Publicado às 10h18

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial 

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br 


Nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em seu item 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, estrutura para lidar com resíduos sólidos está entre os maiores problemas das cidades. No item 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima, a implementação de coleta seletiva consta como enquadrada nas ações.