Principais lideranças do Circuito das Águas marcaram presença em fórum estratégico para a região

Na noite de quinta-feira, 4/ o Teatro Dona Zenaide em Jaguariúna foi palco de um evento histórico, o Fórum de Líderes do Circuito das Águas Paulista reuniu cerca de 400 das principais lideranças da região para discutir o futuro do Circuito das Águas com base no desenvolvimento econômico, social e ambiental. O programa Líder, inédito no Estado de São Paulo, apresentou durante o fórum os resultados e metas definidas para transformar a região a partir de uma visão de futuro compartilhada: ser a melhor região para viver, trabalhar, visitar e investir

O Programa Líder foi implantado pelo Sebrae a partir de um grupo composto por lideranças das 9 cidades, com representantes de diferentes segmentos, incluindo a gestão pública, o terceiro setor e o setor privado. Desse trabalho de 34 meses foi concebida uma agenda de desenvolvimento.

O Fórum, considerado uma etapa de transbordamento, reuniu mais empresários, empreendedores, terceiro setor, prefeitos, vice-prefeitos, presidentes das câmaras de vereadores, vereadores, autoridades e lideranças do Circuito das Águas de todos os segmentos. Todos saíram do evento bastante envolvidos por um visão de futuro norteadora para mobilizar, integrar e reunir os potenciais e forças das 9 cidades.

De acordo com Vitor Anghinoni, Presidente da OAB de Serra Negra, que esteve no evento, o  Movimento de Liderança mostrou sua força para o desenvolvimento do Circuito das Águas Paulista e ganhou forte adesão durante o fórum, com repercussão positiva. “A partir dessa integração o Circuito irá atingir e revigorar toda a região e não só sob o interesse turístico, mas de todos os setores econômicos”, reforçou. O mesmo sentiu o presidente do Comtur de Holambra, o empresário Pablo Schoenmaker, da Casa Bela, que já saiu do encontro com o compromisso assumido de trabalhar para o desenvolvimento do Circuito das Águas Paulista para que alcance o resultado de se tornar a melhor região para viver, trabalhar, visitar e investir!

Entre as metas de curto prazo estão: preparar a região para a tecnologia 5G em todos os municípios até 2023, mas que será alcançada já no final de 2022; a contratação de uma empresa de business intelligence para obter dados regionais, que já está em operação; pleitear junto ao Governo do Estado a transformação da região em distrito turístico estratégico para atrair mais investimentos para o Circuito das Águas, bem como se destacar entre os principais destinos turísticos do Brasil. Os objetivos são ambiciosos e estimam dobrar o fluxo de turistas de 10 milhões para 20 milhões nos próximos anos, com a união das cidades, a partir de um pensamento coletivo de ações que visam ao desenvolvimento responsável.

Para cada um dos 4 eixos foram estabelecidos projetos, ações e metas de curto, médio e longo prazos até 2030, apresentadas durante o encontro e que serão medidas por indicadores. O conteúdo completo do fórum foi gravado na íntegra e pode ser acessado pelo youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Bzsyvc6mj5U

Muitas ações já começaram a ser implantadas, como o projeto Conecta Turismo que irá proporcionar treinamento e qualificação para empreendedores e elaborar roteiros turísticos envolvendo os 9 municípios do Circuito das Águas Paulista. Entre outras ações ligadas há a criação de duas “Indicações geográficas – IGs” (cafés especiais e cachaça de alambique) e o fomento de arranjos produtivos regionais, envolvendo empresários e empresárias. A indicação geográfica trará aos produtos da região, especialmente Café e Cachaça, um valor intrínseco e identidade própria.

Entre os desafios, a união dos municípios por uma única causa estabelece uma mudança de cultura e paradigma; fortalecimento da identidade da região; informações compartilhadas com a comunidade local; estratégias de marketing integradas; sensibilização da população, dos produtores e do trade turístico; e forma parcerias estratégicas.

Dentro do eixo Viver, as metas são posicionar todos os municípios entre os 100 melhores do estado de São Paulo até 2026; posicionar pelo menos 50% deles entre os melhores do Brasil no ranking Índice de Desenvolvimento da Gestão Municipal (IDGM) e no Atlas; e aumentar os investimentos e a implementação de políticas focadas em cultura, lazer e qualidade de vida em 50% até 2026.

Já no eixo Trabalhar, as propostas contemplam ter taxa de emprego regional maior que 93% até 2025 e maior que 95% até 2030; elevar o Índice Sebrae de Desenvolvimento Local para o nível “Muito Alto” até 2030; e ter as nove cidades entre as 20 maiores renda per capita do estado até 2030.

No eixo Visitar, os objetivos são posicionar pelo menos cinco cidades entre os 100 melhores destinos turísticos do Brasil até 2025; ter as nove cidades entre os melhores destinos turísticos do Brasil até 2030; e promover a conexão entre as cidades.

Já o eixo Investir abrange as metas até 2030, de inserir todos os municípios entre os 100 melhores do estado para investimentos; e possibilitar a abertura de CNPJ em 24 horas em todas as cidades até 2024.

Segundo a líder Alessandra Caratti, diretora de Turismo e Cultura de Holambra, “o olhar integrado entre os municípios, com uma visão de parceria e não de concorrência é o que está sendo construído, será um divisor de águas”, conceituou.

Alcançar esses objetivos só será possível com o trabalho integrado entre todos os municípios que compõem a região, que se unem com suas particularidades, diversidades e semelhanças para se tornarem, juntos, uma região mais forte, integrada, que estimula o desenvolvimento responsável e a qualidade de vida.

O evento contou com apoio para a realização da Secretaria de Turismo e Cultura e Prefeitura Municipal de Jaguariúna; SEBRAE SP e SEBRAE NACIONAL; Consórcio Intermunicipal do Circuito das Águas Paulista; Associação Comercial e Industrial - ACI (Jaguariúna/SP); SICREDI Força dos Ventos SP (Holambra/SP); Construtora Carraro (Socorro/SP); Lojas 1 A 99 (Socorro/SP); Thermas Hot World (Águas de Lindóia/SP); Hotéis Fazenda Rede dos Sonhos (Socorro/SP); Associação Comercial e Empresarial - ACE (Socorro/SP); Hotel e Restaurante Shangrilá (Serra Negra/SP); Cine Orlandi (Socorro/SP); Fernandes e Associados Corretora de Seguros (Amparo/SP); Conecte Flora (Holambra/SP); VZIT Novas Experiências (Amparo/SP); Soul Pizza (Jaguariúna/SP); OkahomaImport (Jaguariúna/SP); JRS Computação (Jaguariúna/SP); Panorama Hotel & SPA (Águas de Lindóia/SP); Hotel Shelton (Serra Negra/SP), Sítio São Roque (Serra Negra/SP) e 7 Senhoras SpecialityCoffee.

Inédito do Estado de SP

Composto pelos municípios de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro, o Circuito das Águas Paulista é a primeira região do Estado de São Paulo a participar do programa Líder.

O Programa Líder é uma estratégia de mobilização, qualificação e integração de lideranças que estimula o alinhamento local e permite a convergência das políticas de fomento municipais, estaduais e federais, sejam públicas ou privadas, com ênfase na criação do ambiente favorável para promover os negócios e o desenvolvimento econômico sustentável regional.

Os trabalhos prévios tiveram início em 2019 e agora entram na terceira fase, de implantação. “O grupo agora está em fase de expansão, transbordamento e sensibilização de novas lideranças”, explica a representante do grupo de líderes do Circuito das Águas Paulista, Profa. Laura Umbelina Santi, da cidade de Jaguariúna. Além do fórum, das metas e ações, outras agendas serão divulgadas pelas redes sociais do movimento @lidercircuitodasaguaspaulista e pelo site com o propósito de promover um desenvolvimento responsável no Circuito das Águas Paulista.

O Fórum de Líderes do Circuito das Águas Paulista faz parte do Programa Líder do Sebrae, que já foi aplicado em 68 regiões em todo o Brasil e reúne, aproximadamente, 3,3 mil líderes comprometidos com o desenvolvimento de suas regiões. O processo é longo mas é um divisor de amadurecimento para visão regional   

Entre os objetivos do programa estão reunir líderes qualificados, promover uma gestão pública inovadora, inclusão social por meio do empreendedorismo e um ambiente favorável para os negócios, criando uma rede de desenvolvimento protagonista, capacitada e representativa.

"Estamos em um momento de retomada econômica e o programa Líder se faz necessário ainda mais nestes cenários, pois tem como foco a cooperação entre os municípios visando um bem comum. Temos, ainda, uma rede de parceiros pensando e atuando em busca das oportunidades e preparando os municípios para encarar os desafios sempre em prol do desenvolvimento econômico, social e ambiental da região", comenta o gerente regional do Sebrae-SP, Nilcio Freitas.

Publicado às 9h44

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br