Projeto Contos e Caraminholas traz contação de histórias infantis para a região de Campinas

A imaginação é uma ferramenta poderosa da criatividade infantil e quando estimulada pode nos proporcionar histórias incríveis. Essa realidade também se aplica aos adultos, afinal, eles carregam uma bagagem de memórias que só precisa ser acessada para revelar um mundo encantado, no melhor sentido da palavra. É justamente o que propõe o projeto Contos e Caraminholas, que traz para duas regiões do estado de São Paulo a contação gratuita de histórias infantis, por meio do livro Contos de Folhas, Sementes e Caules. O livro é composto por 5 contos inspirados em histórias da cultura popular e do folclore, escritos por 5 autores de Campinas: Alessandra Ribeiro, historiadora com ênfase em cultura negra e mestra do Jongo do Dito Ribeiro, Rafa Carvalho, idealizador do Sarau da Dalva, Levi Kaique, professor, comunicador e palestrante, Kora Prince e Roberto Limberger, produtores culturais e arte-educadores. “Esse livro foi desenvolvido por pessoas que têm na memória histórias que foram repassadas pelos pais, avós, tios...o mais interessante é que todas elas estão relacionadas à história do povo brasileiro”, explica Kora Prince, editora do livro.

O projeto Contos e Caraminholas vai contemplar a região de Três Pontes e o centro de Amparo. A contação de histórias ocorrerá entre os dias 24 e 26 de agosto, nas escolas municipais Raul de Oliveira Fagundes e Pinóquio e na escola estadual Nelson Alves, contemplando crianças entre 5 e 12 anos. O evento também prevê oficina de fantoches e a distribuição de 200 livros por escola. No dia 27/08, sábado, o evento ocorrerá no centro da cidade, no coreto do Jardim Público, na Rua Carlos de Campos, centro, reforçando a importância da participação das famílias. A contação de história será baseada no livro e show musical da Turma do Tio Barba, com músicas populares infantis e algumas músicas próprias.

Em Campinas, a contação de histórias está marcada para o dia 28 de agosto às 15h na Casa de Cultura Fazenda Roseira, também com distribuição de livros e entrada gratuita para toda família.

Sobre o Projeto Contos e Caraminholas: O projeto é realizado via LIC - Lei de Incentivo à Cultura pelo Instituto Ideia Coletiva, com patrocínio da Fernandez, apoio da Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação de Amparo, da Think projetos e da Educom.Arte. Participam do projeto Contos e Caraminholas a produtora cultural Kora Prince, a artista visual Izabel Magnani, o produtor cultural Roberto Limberger, Cintia Antunes, Fernanda Jannuzzelli, Gabi Perissinotto e Daniel de Almeida. Para saber mais sobre o Ideia Coletiva e se conectar a arte em sua região, basta seguir o Ideia Coletiva nas redes sociais: @ideiacoletivacultura ou visitando o site www.ideiacoletiva.org.br

Serviço:

AMPARO

Projeto Contos e Caraminholas promove contação gratuita de histórias e show musical

Local: Amparo – Jardim Público, na Rua Carlos de Campos, centro

Data: sábado, 27/08

Horário: 9h às 11h

Entrada Gratuita


CAMPINAS

Projeto Contos e Caraminholas promove contação gratuita de histórias

Local: Campinas – Casa de Cultura Fazenda Roseira - Rua Domingos Haddad, 1 - Residencial Parque da Fazenda,

Data: domingo, 28/08

Horário: 15h

Entrada Gratuita

Publicado às 7h13

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial 

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br