Leia Mais Serra Negra chega a 10 mil livros distribuídos em 3 anos de projeto

O projeto Leia Mais Serra Negra nasceu de um grupo de amigos leitores e foi inaugurado em 23 de setembro de 2019, quando se comemora o aniversário da Cidade e, tem o objetivo de estimular a leitura, a troca de exemplares e a doação em Serra Negra – SP. Consiste  em espalhar livros pelos mais diversos pontos da cidade como bancos de praças públicas, ponto de ônibus, escadarias, fontes, rodoviária, dentre outros, como se eles estivessem sido “esquecidos”. A ideia é justamente que alguém os encontre e comece a ler.  Os livros também estão espalhados em caixas de madeira identificadas com o adesivo do “Leia Mais Serra Negra” em alguns estabelecimentos comerciais e institucionais nos bairros mais afastados e também centrais. Uma etiqueta na capa alerta que o livro foi “esquecido” intencionalmente onde se lê: Este é um livro livre. Leia e Repasse deixando-o em lugares públicos como ponto de ônibus, praças, jardins, etc.

Em dezembro de 2020 o projeto foi contemplado pela Lei Federal Aldir Blanc n.14.017/20, no valor de R$ 6mil reais, em parceria com a Prefeitura Municipal de Serra Negra , Divisão de Educação e Cultura, cujo objetivo foi servir de auxílio emergencial ao setor cultural em função da pandemia do Covid-19 e  “com esse benefício foi possível adquirirmos 18 mil adesivos e 4 mil marcadores de livros com texto explicativo sobre o que é o projeto e, ainda, organizarmos uma sala de leitura no espaço cedido pela Escola Talento Oficina de Artes, com ambiente recreativo voltado para o estímulo da leitura”, disse a voluntária Patricia Rodelli Amoroso. 

“Estamos entrando no nosso terceiro ano de ação social e cultural em prol da importância no processo socioeducativo e, consequentemente, criando estímulos para o aumento da qualidade de vida e bem-estar da população Serranegrense, uma vez que se torna mais leitora, visando contribuir com o cidadão no “mundo literário”,  ter capacidade de reflexão e interpretação de texto e ainda proporcionar um ganho maior em seu vocabulário”, disse Patricia.

Para a comemoração de aniversário os voluntários irão realizar um sorteio com 4 livros novos que será realizado no dia 23 de Setembro, sexta-feira. Para participar basta seguir o projeto nas páginas do Instagram e Facebook das redes sociais @leiamaisserranegra, aceitar as regras e boa sorte!

E se você deseja ajudar a fortalecer as iniciativas desse projeto, poderá adquirir uma camiseta no valor de R$ 40,00 (cada), tamanhos P, M e G.  A remessa é limitada. Estão disponíveis na loja Mestres do Couro, localizada na Rua Coronel Pedro Penteado, 689, Centro, Serra Negra, SP, horário comercial, inclusive sábados e domingos.

O projeto tem hoje cerca de 1000 seguidores nas redes sociais e desde a sua criação já distribuiu cerca de 10 mil livros nas ruas de Serra Negra. 

Os interessados em fazer suas doações podem entregar na lista de endereço (veja abaixo) e, se a quantidade de livros for grande, poderá também entrar em contato por meio das redes sociais que os voluntários do projeto retiram no local.

Locais para encontrar os livros do Leia Mais Serra Negra e realizar doações:

- Sala de Leitura Espaço Leia Mais Serra Negra – Escola Talento Oficina de Artes – Rua Luiz Rielli, 71, Centro.

- ASK Karatê-DO - Rua José Bonifácio, 368 - Centro (Próximo ao Mercado Dia) 

- Brechó da Bastianeta (Asilo São Francisco de Assis) , Avenida Juca Preto, 651.   

- Alimento e Arte | Restaurante, Rua 7 de Setembro, 228 - Centro.

- Mestres do Couro, Rua Cel Pedro Penteado, 689, Centro.

- Espaço Lugli -  Rua dos Expedicionários, 219, 1º andar, Centro.

- Vila Poesia, Rua manoel Luis Saragiotto, 03, Bairro São Luis. 

- Fundo Social de Solidariedade de Serra Negra,  Av. João Gerosa, 98, Centro.

- Ponto de ônibus em frente ao Condomínio Parque Das Vertentes, no Bairro dos Macacos em Serra Negra – SP.

- Pallet na frente do imóvel  da Rua Emílio Alvarez Forganez, n.59,  a poucos metros da Escola Estadual Dr. Jovino Silveira.

- SNEC CLUBE – Rua José Oscar Bruschini, 186, Jardim Yara, Serra Negra – SP.

Publicado às 9h14

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br