Prefeitura de Amparo anuncia programa para zerar filas de cirurgias de Catarata

A Prefeitura de Amparo zerará a fila de espera de cirurgia de Catarata. A partir do dia 26 de setembro, o Programa “Olhar Bem”, tem início, com consultas pré, cirurgias e atendimento pós, no Ambulatório Municipal de Especialidades “Postão”.

Na manhã de hoje, 16/9, o prefeito de Amparo, Carlos Alberto Martins, acompanhado do secretário de Saúde, Gilberto Ferreira Martins Júnior anunciou a novidade para os amparenses que estão na fila de espera pela cirurgia. 

“Para essa ação, a Prefeitura de Amparo, através da Secretaria de Saúde fechou parceria via convênio com a Santa Casa Anna Cintra, para atender a essa alta demanda e para agilizar todos os procedimentos. O Programa Olhar Bem do Município de Amparo é uma iniciativa que visa dar uma resposta à população que sofre de catarata. O evento consiste em um mutirão que beneficiará homens e mulheres de todas as idades”, explicou o secretário de Saúde de Amparo, Gilberto Ferreira Martins Júnior.

O programa tem o objetivo de facilitar o acesso da população ao tratamento oftalmológico. A iniciativa vai garantir que sejam realizadas até 822 cirurgias, atendendo à população de Amparo.

Para a efetivação desses serviços, inicialmente houve uma reunião da equipe técnica da secretaria de Saúde, com o prefeito Carlos Alberto Martins, que de imediato apoiou o programa destinando recursos das emendas parlamentares e recursos próprios municipais totalizando para esse programa o valor de R$ 756.330,42.

Gilberto Ferreira Martins Junior explicou para o resultado desse convênio seja exitoso foram realizadas seis reuniões com a Santa Casa Anna Cintra, onde foram passadas as devidas orientações e planejamento para o mutirão. 

Os pacientes passarão primeiramente por uma consulta de avaliação que iniciará em 26 de setembro, com procedimento cirúrgico que serão realizados a partir de 3 de outubro.. O programa garante ainda que a pessoa que realizou a cirurgia possa retornar para duas consultas pós-operatórias, sendo, no sétimo e no trigésimo dia.

A expectativa, de acordo com o prefeito Carlos Alberto Martins, é de que em até 60 dias, a cidade zere a fila reprimida dos mais de 400 pacientes que estão aguardando por uma cirurgia de cataratas, realizando simultaneamente umas das três etapas do programa. Cada paciente será devidamente identificado, onde receberão previamente o seu material de identificação (camiseta, óculos e medicação).

Por uma questão de segurança, esses pacientes terão ainda como auxílio o acompanhamento de colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde de Amparo.

“A gestão de transformação do prefeito Carlos Alberto Martins, com esse convênio com a Santa Casa Anna Cintra, oportunizará ainda mais qualidade de vida a população de Amparo, sobretudo as pessoas com mais idade, que diante as suas limitações podem ter ainda mais conforto. O aumento da cegueira por falta de acesso à cirurgia de catarata ainda é um problema no Brasil, fazendo com que a espera pelo procedimento limite a atuação profissional para 71% dos brasileiros com mais de 60 anos que continuam ativos”, finalizou Gilberto. Acompanhou a reunião o vereador Conrado Farlin.

Publicado às 8h41

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial 

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br