Centros de Formação em Karatê colocam Circuito das Águas Paulista em evidência no Estado de São Paulo

As crianças dos anos 1980 certamente têm algum histórico com o karatê. Mesmo os que passaram longe de se tornar atletas tentaram fazer o golpe da garça, tal qual Daniel San, no filme Karatê Kid, que se tornou um clássico da Sessão da Tarde.

A história da arte marcial, no entanto, é bem mais antiga. O karatê foi criado no Século XVIII, em Okinawa, um arquipélago no sul do Japão. Isso porque o uso de armas havia sido proibido na região e, para se defender, as pessoas desenvolveram técnicas em que usassem apenas o próprio corpo. A impossibilidade de usar armas foi o principal motivo para que essa arte marcial recebesse o nome de karatê, que significa “mãos vazias”.

O tempo passou, as técnicas evoluíram, e o karatê hoje é muito mais que uma luta. A arte marcial tem benefícios comprovados no desenvolvimento das crianças nas escolas. Produções acadêmicas de Victor Augusto Siqueira, pela PUC Goiás, indicam que “o karatê é responsável por ajudar no controle da hiperatividade, da agressividade, na concentração. Também é responsável por ensinar as crianças no processo de autocontrole, fazendo com que sejam capazes de se posicionar diante de alguns campos como a disciplina”.

Além disso, o autor aponta que a modalidade “tem fundamentação importante na contribuição do desenvolvimento motor, cognitivo e social, papeis essenciais para formação do ser humano. Na parte esportiva, será responsável por desenvolver a coordenação motora, desenvolvimento da autoconfiança e da autoestima, desenvolver os aspectos de lateralidade, desenvolvimento do campo de visão temporal e espacial, ajudando no fortalecimento da musculatura do equilíbrio corporal, mental e social”.

Nesse sentido, a região do Circuito das Águas Paulista se destaca no cenário estadual. As cidades de Serra Negra e Monte Alegre do Sul contam com centros de formação em karatê das respectivas Prefeituras Municipais que, além dos benefícios sociais e de saúde, também trazem grandes resultados esportivos.

O sensei dos centros de formação em karatê de ambos municípios, Giovani Pinheiro, destaca que “a disciplina está à frente de tudo. Nossos atletas aprendem a respeitar os companheiros, os adversários, os seus pais e os professores. Eles passam a entender que a luta acontece apenas no tatame e que não se trata de agressividade, mas de comprometimento e muita transpiração”, conclui.

Para buscar mais resultados, as equipes de Monte Alegre do Sul e Serra Negra disputam, no próximo sábado, 19 de novembro, o 29º Campeonato Paulista de Karatê Interestilos - Fase Final, no Ginásio Mauro Pinheiro, no Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo/SP. 

Publicado às 7h01

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br