Trio Macaxeira encerra temporada 2022 do show

Itapira é a última cidade a receber a turnê pelo interior paulista do lançamento do projeto "Sentimentos", do Trio Macaxeira. A apresentação de encerramento será no dia 09 de dezembro, na Casa das Artes de Itapira, às 20h. Antes do show, às 17h, haverá uma oficina gratuita de "Prática de conjunto em Ritmos Brasileiros", no mesmo endereço. As duas atividades são abertas e para garantir a vaga basta chegar uma hora antes da sessão. No local, haverá arrecadação de alimentos não perecíveis, que ao final de espetáculo serão encaminhados a uma instituição da cidade.

O projeto "Sentimentos" nasceu a partir da construção de cinco anos de carreira do Trio Macaxeira e conta com diversas iniciativas regionais. Ao longo desses anos, o grupo se dedica à pesquisa de repertório de música instrumental brasileira e à criação de novas composições que ressoem os diversos elementos fundamentais que constituem a identidade da música brasileira em seus mais variados gêneros musicais.

O objetivo da oficina é também disseminar e estimular o conhecimento sobre a música instrumental e compartilhar os processos que envolvem a produção. O projeto une show e formação e encerra a primeira temporada agora em dezembro, tendo visitado 5 cidades do interior de São Paulo. O lançamento foi em Socorro, no mês de setembro, depois seguiu para Indaiatuba em outubro, passou por Campinas no começo de novembro, e São José dos Campos no final de novembro, e agora chega a Itapira. “Fomos muito bem recebidos em cada cidade, sentimos a maturidade do nosso trabalho na execução deste show pela recepção do público envolvido com a sonoridade da música. Foi uma temporada incrível”, reforça o músico Fernando Junqueira.   

Em cada uma destas cidades, o projeto estabeleceu parcerias com as respectivas Secretarias de Cultura e instituições de ensino musical para a realização dos workshops, além de oficinas online sobre as atividades de circulação e produção do projeto. Ao final estão sendo  executadas cinco oficinas de "Prática de conjunto em Ritmos Brasileiros”, que levaram para o  público informações a respeito das diversas funções presentes na produção de um disco. Em formato de bate-papo, o espectadores vão entendendo cada uma das funções, o que ajuda outros produtores a terem referência para produzir os seus próprios autorais.

Sobre o Trio Macaxeira e o show “Sentimentos”

O Trio Macaxeira é um trio de música instrumental que se formou em Campinas-SP, na Faculdade de Música da Unicamp, composto pelos músicos: Eduardo Pereira (bandolim de 10 cordas), Maurício Guil (violão de 7 cordas) e Fernando Junqueira (bateria). A formação instrumental não usual do trio é resultado de uma mistura de elementos que dialogam com tradições heterogêneas da música instrumental. 

O bandolim e o violão de 7 cordas são instrumentos ligados ao choro, enquanto a bateria é um instrumento que surgiu inicialmente no contexto da criação do jazz nos Estados Unidos. De tal modo, a música do Trio Macaxeira carrega esta característica híbrida, que transita entre a fundação da música brasileira e suas influências externas mais contemporâneas.

O novo projeto nasceu de uma série de composições do músico Eduardo Pereira (o bandolinista do trio) chamada "Sentimentos", as quais têm por objetivo representar dentro do campo da música os diversos afetos de cada um dos idiomas que constituem a música brasileira, que seus variados ritmos podem expressar.

Coadunando com a característica contemporânea da abordagem estética do trio, o disco conta com a direção musical do baterista, produtor e compositor Edu Ribeiro, e também com participações do músico Teco Cardoso e o sanfoneiro Toninho Ferragutti, três representantes de gerações distintas da música instrumental brasileira moderna cujas composições têm em comum o diálogo com a tradição musical nacional.

O álbum "Sentimentos" foi gravado no estúdio "Dapávirada" em São Paulo e está sendo lançado no formato de CD e nas plataformas de streaming disponíveis. No processo de estúdio também foram registradas seis das 9 composições em vídeo, além da realização de um making off do processo de gravação em um show completo realizado em Campinas, na apresentação do grupo. 

A entrada é gratuita, garantindo o acesso de todos, ao mesmo tempo, que adota a possibilidade de contribuição com a arrecadação alimentos voltada para campanhas locais de combate à fome, com itens definidos em cada cidade por onde passa. 

Serviço:
Show “Sentimentos” com o  Trio Macaxeira e oficina de produção
Local:  Casa das Artes de Itapira. Endereço: R. Campos Salles, 04 - Centro, Itapira - SP
Data: 09 de dezembro, sexta-feira
Horários: oficina 17h, show 20h
Ingressos gratuitos: para ambas atividades, retirar com uma hora de antecedência
Redes Sociais: @grupotriomacaxeira

Será feita a arrecadação voluntária de 1kg de alimento não perecível na entrada do show.

Publicado às 12h16

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp  e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial 

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br