Secretaria de Saúde registra presença de escorpiões em todas as áreas do Município

O setor de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Pedreira está alertando a população para o crescente aparecimento de escorpiões.

O aparecimento de escorpiões, bem como a registro de picadas, tem ocorrido em todas as áreas do município. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart, condições climáticas adversas, como períodos chuvosos ou temperaturas elevadas, podem contribuir para que o animal procure outro abrigo, facilitando assim sua visualização.

Os escorpiões possuem facilidade em se adaptar a qualquer ambiente, já que são transportados de um local para outro, por meios de materiais de construção, telhas, madeiras, entre outros. O animal costuma procurar abrigos em locais escuros e úmidos, como caixa de gordura e fossa.

A orientação é que moradores que encontrem escorpiões devem vedar os ralos da casa, portas e janelas, dedetizar as casas para matar as baratas (principal fonte de alimento do escorpião), jogar água quente nos ralos, e se for possível passar querosene nos arredores do quintal, pois o cheiro afasta o escorpião. “Em caso de encontro de escorpião, a população deve notificar imediatamente a Vigilância, ligando para a Central de Atendimento pelo Telefone: 156”, destaca a Secretária de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart.

A Vigilância Sanitária pede para as pessoas tomarem os devidos cuidados ao lidar com o animal, nunca tocando neles diretamente, pois se tornam agressivos quando ameaçados. “Pedimos a população que evite manter entulhos, telhas, madeiras velhas ou qualquer material que possa servir de abrigo para o escorpião amarelo”, orientam os agentes.

Publicado às 7h48

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br