Maior pesquisa sobre fotoproteção realizada no Brasil aponta que quase 2/3 da população não usa protetor solar

A maior pesquisa sobre utilização de fotoproteção no Brasil revela que 71% da população não usa filtro solar diariamente e 55% não sabe a quantidade ideal a ser aplicada sobre a pele contra os nocivos raios UVA e UVB. “Em todos os números, o levantamento de 2022 indica uma situação preocupante, que coloca em alerta a comunidade médica”, afirma o especialista em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Lucas Portilho, que há sete anos lidera este estudo nacional sobre a utilização de fotoproteção. “Desde 2014, quando realizamos a primeira pesquisa, os números já eram altos, mas hoje estamos falando em quase dois terços da população brasileira exposta sem qualquer filtro à radiação ultravioleta”, observa.

Na pesquisa recente, 1.871 pessoas foram ouvidas em 27 estados brasileiros. Comparativamente, o estudo realizado em 2021 indicou que 62% da população não utilizava fotoprotetores em qualquer período do dia. “A redução no uso do filtro solar mostra que campanhas de conscientização precisam ser mais eficientes para que o brasileiro assimile uma rotina de aplicar fotoprotetores”, diz Portilho.

Neste último levantamento, uma questão em especial revela hábitos da pandemia. Entre os entrevistados, 62% disseram que deixaram de usar os filtros solares durante o período da quarentena. Para o especialista, que também é consultor científico da Consulfarma e atua há 15 anos no desenvolvimento de fotoprotetores, este é um dado com potencial para impactar o aumento no número de pessoas que não aplicam diariamente o protetor sobre a pele.

Um aspecto avaliado pelo coordenador do estudo é o preço do produto. “Talvez pelo alto custo e pela situação de crise financeira que se instaurou no País, a proteção solar passou a segundo plano no consumo do brasileiro”, diz.

Outro dado significativo apontado na pesquisa liderada por Lucas Portilho revela uma dúvida dos brasileiros. “O estudo mostra que, em 2022, 55% da população não tem a mínima ideia da quantidade de fotoprotetor a ser usada. E sem saber quanto aplicar, a pessoa pode achar que está protegida quando, na verdade, tem áreas descobertas na pele”, afirma.

No trânsito, a proteção solar também é importante. Para ter uma segurança contra o sol quando estiver dirigindo lembre do protetor solar e se quiser tranquilidade ao dirigir e economizar, tenha um seguro auto.

Bronzeamento

Por se localizar em uma região tropical, o Brasil detém um dos maiores índices de incidência de raios ultravioleta do Planeta. “Paradoxalmente, a exposição solar é uma cultura no País, e nem sempre está associada a hábitos de saúde”, destaca o coordenador da pesquisa. Apesar do aumento do número de pessoas preocupadas em se protegerem dos raios UVA, ainda são 27% os brasileiros que consideram o bronzeamento uma prática saudável.

Lucas Portilho avalia que é preciso extremo cuidado com a radiação UVB, que causa as incômodas queimaduras solares. Mas a preocupação com fotoproteção não se restringe às praias e piscinas. “Há também os raios UVA, que atravessam vidros e janelas e penetram profundamente na pele, chegando à derme, onde estão as fibras de colágeno e elastina”, destaca. “Os radicais livres gerados por esta radiação promovem a degradação destas fibras e causam fotoenvelhecimento, rugas, linhas de expressão, flacidez e manchas.” O especialista atenta ainda para os riscos de câncer de pele. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no triênio 2020-2022, a estimativa é de 177 mil novos casos de câncer de pele não melanoma no Brasil.

Outros dados da pesquisa

- FPS 30, 50 e 60 são os preferidos dos usuários.

- 57% dos que utilizam protetor solar não reaplicam o filtro ao longo do dia.

- 52%, mais da metade da população, não usam o produto em dias nublados.

- 46% se expõem ao sol apenas pela manhã por acreditar ser o horário mais seguro.

- 12% utilizam roupas como barreira de proteção solar.

- 10% apenas consultam o dermatologista para indicação do melhor filtro.

Muito além de diagnosticar hábitos do brasileiro sobre a exposição ao sol, a pesquisa demonstra a necessidade de medidas em larga escala para esclarecer a população sobre os malefícios da radiação ultravioleta. “É urgente que se façam ações permanentes de conscientização sobre a necessidade diária dos fotoprotetores e a aplicação correta dos filtros solares como forma de prevenção e saúde”, conclui Lucas Portilho.

Com informações de MXP Comunicação

Publicado às 11h02

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br