Turismo dá início ao maior programa de valorização da gastronomia paulista

O maior programa de valorização da gastronomia do país começou esta semana, em Campinas (16 a 22 de julho), com o melhor da culinária, restaurantes típicos da região, aulas com chefs de cozinha premiados, capacitação para todo o setor e viagens com a imprensa (press trip). O evento é promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) em parceria com o Mundo Mesa, núcleo de inteligência em gastronomia; e Senac, uma das principais instituições de ensino de SP. 

“É uma grande realização para o turismo paulista contemplar as riquezas gastronômicas de 35 municípios integrantes do Sabor de SP, incluindo Campinas e região diretamente ligados a esta ação e poder divulgar toda essa diversidade de sabores para o público”, afirma o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena.  

Ao todo, serão dez semanas de evento até 2024, percorrendo cada uma das dez rotas gastronômicas reconhecidas pelo Estado e que aquecerão a economia de 28 regiões turísticas do Estado. O evento passará pelos seguintes municípios: Campinas, Ribeirão Preto, Registro, Araçatuba, Campos do Jordão, São Carlos, Santos, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Marília, além da edição São Paulo, capital.  

“O Sabor de São Paulo divulgará a diversidade gastronômica, a cultura e a história paulista, por meio dos mais emblemáticos produtores e restaurantes, envolvendo 240 cidades”, destacou o secretário.   

Campinas 

A abertura da 1ª edição do Sabor de SP 2023 foi no último domingo (16.7) com o deslocamento de cinco jornalistas por municípios que integram a rota gastronômico da região: Circuito das frutas, Circuito das Águas, Bem Viver e Roteiro dos Bandeirantes, percorrendo vinícolas, queijarias, alambiques, restaurantes, fazendas e demais propriedades rurais.   

No dia 21, no Senac Campinas, produtores rurais e empresários do setor participam de uma série de capacitações, além de uma aula-show com a renomada chef de cozinha e madrinha da rota, Carole Crema.  A semana da gastronomia termina no dia 22 com um festival aberto ao público, a presença de dez produtores artesanais e cinco restaurantes, trazendo os destaques da culinária regional aos visitantes.    

Cada edição do Sabor de SP incluirá as press trips com a participação de jornalistas e influencers especializados em turismo, capacitações ligadas ao setor, apresentação das ações da secretaria e interação com agentes públicos e privados locais (gabinete itinerante), e uma grande celebração com um festival gastronômico aos finais de semana, com entrada gratuita.  

O Sabor de SP tem apoio de instituições como o Sebrae, a Faesp, Senar, a Aprecesp, a Amitesp, de prefeituras locais, do Campinas CVB, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Fundo SocialO programa acontece entre julho de 2023 e março de 2024.  

Gabinete Itinerante 

Ainda no dia 21, durante a semana do Sabor de SP, será realizado oficialmente o primeiro Gabinete Itinerante da Setur-SP, com apresentação das principais ações e programas e atendimento pela equipe técnica da secretaria a demandas de prefeituras locais. “O gabinete itinerante nos aproxima dos municípios, traz agilidade e eficiência, promovendo a descentralização da atividade turística”, afirma o secretário Roberto de Lucena.  

 

Confira o calendário dos Festivais Gastronômicos Sabor de São Paulo: 

 

Campinas - 22/07 

Ribeirão Preto - 12/08 

Registro - 26/08 

Araçatuba - 23/09 

Campos do Jordão - 07/10 

São Carlos - 11/11 

Santos - 25/11 

São Paulo - 10/12 

Presidente Prudente - 27/01

São José do Rio Preto - 24/02 

    Marília - 23/03     

Publicado às 15h57

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial