Artista homenageia os 150 anos de Monte Alegre do Sul com maquete artística de papel

No dia 6 de agosto é comemorado os 150 anos de Monte Alegre do Sul e em louvor ao Senhor Bom Jesus. Para homenagear essa data a Artista Lilian Reis em parceria com o Ateliê do Vlady realizou uma maquete artística de papel da Praça Bom Jesus.

O projeto ficará em Exposição durante a tradicional Festa de Agosto e Festa do Morango, dias 3 de agosto a 3 de setembro, na Câmara Municipal, no centro da cidade. O local estará aberto ao público todos os dias das 10h às 20h.

A entrada é gratuita e os visitantes poderão ver a miniatura da Praça Bom Jesus com todos os detalhes arquitetônicos das construções e do Santuários Bom Jesus. Além de comemorar a data o projeto artístico tem como objetivo preservar sua memória histórica da cidade.

Exposição Memória Arquitetônica da Praça Bom Jesus 

A principal matéria prima para realizar a Maquete Artística foi o papel, além disso os artistas utilizaram a técnica Paper Sculpture, ou seja, Escultura de Papel, que consiste em desenhar, recortar, moldar e pintar elementos de papel que depois de montados minuciosamente em sobreposição, conferem o efeito tridimensional à obra.

A obra possui aproximadamente 1,60mX1,40m que contemplará a reprodução de um dos principais cartões postais do Circuito das Águas Paulista: a Praça Bom Jesus de Monte Alegre do Sul. “Toda construção da maquete foi realizada com por meio de estudos realizados pelo Projeto Memória de Monte Alegre do Sul e pelo estudo prévio de memória arquitetônica do local” comenta a artesã, Lilian Reis.

Nas redes sociais Lilian Reis postou todo o processo de produção e acumulou elogios e comentários ansiosos “Eu estou acompanhando tudo pelas redes sociais e estou abismada que tudo foi realizado de papel, são muitos detalhes. Não vejo a hora de poder ver pessoalmente” comentou a moradora de Monte Alegre do Sul, Mary Mazzonetto.

A Maquete Artística da Praça Bom Jesus também esteve presente em uma das maiores feiras do setor artístico do Brasil, a Mega Artesanal e foi vista por mais de 20 mil visitantes. Todo o projeto contou com o patrocínio das empresas Nova Papel e Fernandez S/A - Indústria de Papel e apoio da Prefeitura de Monte Alegre do Sul e da Diretória de Cultura e Turismo da cidade.

Sobre a Artesã Lilian Reis

A artista Lilian Reis reside em Monte Alegre do Sul desde 2006 e se dedica à Arte em Papel desde 1996, com trabalhos expostos em Feiras Artesanais no País. A mesma realizou em 2022 a Exposição Caminhos da Memória em Monte Alegre do Sul com esculturas de casarões da cidade, esse projeto foi inspiração para a maquete artística da praça.

Evento Gratuito

Dia: 3 de agosto a 3 de setembro

Horário de funcionamento: segunda-feira a domingo das 10h às 20h

Localização: Câmara Municipal - Praça João Ferraz, 45 - Centro, Monte Alegre do Sul - SP

Redes sociais: @lilianreis_onlycrafting e @ateliedovlady

Publicado às 7h52

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial