Projeto social tira crianças e adolescentes dos tablets e celulares com aulas de ginástica rítmica

Pouco mais de um ano depois do início das aulas do projeto Ginástica Rítmica - Formando Cidadãos em Amparo, pais, alunos e professores comemoram os resultados obtidos e as mudanças positivas de comportamento das 160 crianças que são atendidas gratuitamente pelo projeto.

O objetivo do projeto é estimular a prática esportiva da modalidade de forma saudável e divertida, utilizando a ginástica como ferramenta de inclusão e responsabilidade social, promovendo a integração e o enriquecimento da cultura esportiva de crianças e adolescentes.

Entre os relatos de mudanças estão o uso menos frequente de eletrônicos como tablets e celulares, o aumento das amizades e das interações presenciais, mais disciplina e mais saúde, além de alterações no corpo, que ficou mais flexível, e a abertura de uma perspectiva de futuro com o esporte.

Entre os pais, é comum a sensação de muito carinho com o projeto. Muitos se emocionam ao falar da importância das aulas na vida das crianças. "Minha filha se desenvolveu demais. A autoestima melhorou, a coordenação motora melhorou. Ela era meio preguiçosa, mas com a ginástica rítmica ela entrou num ritmo melhor. Diminuiu o uso de equipamentos eletrônicos, a parte tecnológica. Agora ela tem ânimo para fazer uma caminhada com a gente, andar de bicicleta. Está mais ativa e muito menos sedentária", disse Denise Guarizo de Lazari, mãe da Heloísa, de 10 anos.

"Ela também está mais solta, era muito tímida e retraída. Melhorou inclusive na parte dos estudos, ela está indo melhor depois que começou a frequentar o projeto", afirmou.

Júlio César Spagiari, pai da pequena Ana Beatriz, de 7 anos

Outro que percebeu que as aulas transformam a vida da filha foi o Júlio César Spagiari, pai da Ana Beatriz, de 7 anos. "É uma oportunidade para praticar esporte e conhecer pessoas novas, tem sido muito bom para ela. Mesmo quando ela não está aqui, ela fica em casa brincando com o arco (que é um dos instrumentos da GR), se deixar ela fica o dia inteiro com ele. Com isso, acabou deixando de usar o tablet", disse.

O projeto

No primeiro ano, as aulas foram em dois núcleos: no Floresta Atlético Clube e na creche São Cristóvão. Neste segundo ano, além da creche, são outros dois locais: o Educandário Nossa Senhora de Amparo e o Amparo Atlético Clube. Nos dois primeiros, as vagas são voltadas para alunos das instituições, enquanto no terceiro foram abertas para toda a população da cidade. As aulas acontecem três vezes por semana.

O trabalho começou no segundo semestre de 2022 no clube Floresta e em outubro na creche. Todos os alunos receberam kits com uniformes completos para a prática do esporte que incluem sapatilha, collant, shorts e agasalho. Em 2023, as aulas começaram em junho em todos os núcleos.

Além dessas transformações individuais, o projeto também apresenta resultados esportivos. Já revelou uma atleta para a equipe oficial do Município, que disputa competições estaduais, e selecionou dez alunas para uma competição, em junho, que teve a presença de equipes de outras cidades e regiões do Estado. Os resultados foram animadores.

Todos os alunos receberam kits com uniformes completos para a prática do esporte que incluem collant, shorts e agasalho, além de lanches durante as atividades. O interesse foi tão grande que as vagas estão esgotadas e há uma lista de espera para o caso de eventuais desistências. Os interessados devem procurar os locais das aulas para mais informações.

Espelho

"Eu comecei na ginástica muito pequeno e acabei me apaixonando pela modalidade. Esse contato com o esporte tem muita relação com a minha escolha profissional. Hoje sou professor de educação física, e isso se deve, em grande parte, a essa relação com a ginástica. Tento passar para meus alunos e alunas um pouco de tudo que eu aprendi", disse o professor Vinícius Augusto César da Conceição, que dá aulas no projeto da GR de Amparo.

Realização

O projeto é uma realização da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, através da Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Esporte, do Governo do Estado de São Paulo e tem patrocínio da Ypê (Química Amparo) e Fernandez Indústria de Papel.

Patrocinadores

Ypê – Marca líder em importantes categorias no segmento de limpeza do Brasil, a Ypê tem uma linha completa de produtos para auxiliar nos cuidados com a roupa, a casa e o corpo. Com matriz localizada em Amparo, interior de São Paulo, conta com mais quatro unidades fabris: Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO) e Goiânia (GO), e mais uma que está sendo construída em Itapissuma (PE). Fundada em 1950, a Ypê é uma empresa 100% brasileira, com mais de 6.300 colaboradores. A empresa é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, uma iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, e reconhecida como Empresa Pró-Ética 2020-2021 pela Controladoria Geral da União (CGU). Exporta para mais de 10 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio e ainda detém as marcas Atol, Assolan, Tixan e Perfex.

Fernandez Indústria de Papel - Nós somos a Fernandez S/A, uma indústria de papel, chapas e caixas, situada na cidade de Amparo, no interior de São Paulo. Na linha de produção, grande quantidade do papel fabricado se transforma em chapas e caixas de papelão ondulado. E os produtos ainda podem ser personalizados de acordo com a marca e as necessidades da sua empresa. Desde a nossa fundação, em 1971, nos orgulhamos por fabricar todos os produtos somente com reciclagem! Se você reciclar o seu lixo, provavelmente já nos ajudou a transformá-lo em matéria-prima novamente. Recicle, isso faz bem para todo mundo! Fernandez Papel: aqui, seu papel é essencial!

Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura

Transformar vidas através da realização de projetos autossustentáveis, que promovam desenvolvimento e inclusão social, erradicando a desigualdade no Brasil. Essa é a missão da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, organização não governamental (ONG) de caráter beneficente e assistencial, com sede na cidade de Paulínia (SP). 

Fundada em 2009, com projetos sociais já implantados em diversas regiões do país, a Fábrica tem a promoção e democratização do acesso à Saúde, Esporte e Cultura como meta.

Atualmente, é responsável pela realização e implantação dos projetos Pega Visão, Eco Fashion, Cantinho da Leitura, Pedala Tour, Brincando na Quadra, Ginástica Rítmica - Formando Cidadãos e  Oficina da Vila - Atletas de Judô. 

Ao longo dos últimos 13 anos, os projetos já beneficiaram mais de 50 mil pessoas, entre adultos, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Para saber mais acesse www.fabrica.ong.br. 

Para conhecer e acompanhar os projetos desenvolvidos pela entidade, siga as páginas da Fábrica nas redes sociais: 

Facebook: @fabrica.ong.br

Instagram: @fabrica.ong.br 

YouTube: @fabrica.ong.br.

Imagem principal: Neander Heringer

Publicado às 17h42

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial