Projeto sobre educação no trânsito chega em setembro na cidade de Amparo

No dia 14 de setembro, o projeto “Vira e Mexe” com o tema Educação no Trânsito chega na cidade de Amparo. O projeto será realizado em formato de ação conjunta entre Educandário Nossa Senhora de Amparo e a E.E Francisco da Silveira Franco. A iniciativa vai distribuir, até o final da ação, cerca de 350 revistas informativas, além das atividades especiais, planejadas com um olhar voltado a uma causa urgente na realidade social.

Segundo a base de dados do Infosiga, em julho deste ano, aconteceram cerca de 17 mil acidentes não fatais e 446 acidentes fatais em todo o Estado de São Paulo. Aproveitando que, em setembro, realiza-se a Semana Nacional de Trânsito, o “Vira e Mexe” lança um olhar transformador a respeito do trânsito seguro, levando um projeto com jogos, desafios e 4 estações temáticas – cuidado, atenção, empatia e respeito – onde em cada uma delas, as crianças poderão aprender sobre esses conceitos aplicáveis no dia a dia.

Além das atividades desenvolvidas especialmente para os estudantes, a iniciativa também conta com o workshop “Semear”, voltado para os professores, trazendo um despertar criativo e colaborativo, valorizando a educação e seus profissionais. O objetivo do workshop é proporcionar um ambiente que inspire a troca de ideias e reflexões sobre a educação como ferramenta de transformação, com um olhar especial aos profissionais e ao coletivo da escola, trazendo temas como autocuidado do profissional da educação, saúde emocional e bem-estar, educação transformadora e metodologias ativas na educação.

Para Diogo Pires de Lima, pedagogo do projeto, essa é mais uma chance valiosa dos estudantes terem acesso a informações tão indispensáveis: “Vira e Mexe Trânsito é um projeto, inspirado na educação pela paz, que de forma itinerante contempla o coletivo da escola, vem para conscientizar e orientar sobre a adoção de valores, postura e atitudes seguras no trânsito. Pois a educação para trânsito vai além de formar futuros condutores, mas sim pessoas conscientes e responsáveis. Tem como base as Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito, com ações voltadas ao brincar, ao protagonismo do aluno e a educação transformadora, realizando uma ocupação integral da escola, com jogos, brincadeiras, oficinas, teatro e workshop. O Vira e Mexe acredita no potencial das atitudes para transformar a realidade, assim com conhecimento e ação, podemos construir um trânsito que valoriza a vida”, acrescenta.

Além disso, o projeto busca valorizar as vivências e a percepção de mundo das crianças, instruindo a terem boas atitudes individuais, valores éticos e morais, como também, direitos e deveres.

“VIRA E MEXE TRÂNSITO”: O projeto acontece até o dia 05 de outubro. A programação de Amparo está detalhada abaixo. Este projeto é viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet e pela Lei de Incentivo à Cultura, e tem patrocínio da ROUSSELOT, líder mundial em soluções à base de colágeno para os setores de alimentação, saúde e nutrição, (bio)médico e farmacêutico.  [https://www.rousselot.com/pt/]. 

A produção é da RENOVARTE PRODUTORA CULTURAL, [https://www.renovarte.art.br] - empresa que viabiliza a realização de projetos artísticos por meio de leis de incentivo como ProAC e Rouanet.

SERVIÇO – “Vira e Mexe Trânsito”

Início: 14/09

Local: Educandário Nossa Senhora de Amparo

Endereço: Rodovia João Beira, s/n, Fazenda Martírio

Patrocinador: Rousselot

Viabilização: Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet.

Produção:

Renovarte Produtora Cultural

Comunicação - (19) 97408-7044

Publicado às 22h22

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial