Último Pracinha de Serra Negra falece aos 103 anos

Na quinta-feira, 5, faleceu Oswaldo Saragiotto, ex-vereador, fundador do Rotary Club e expedicionário da FEB, aos 103 anos.

Último pracinha vivo, Oswaldo foi homenageado neste ano, em maio, nas comemorações dos do Dia da Vitória, que marcou a rendição alemã e o fim da Segunda Guerra Mundial.

Além dele, mais 17 serra-negrenses foram à Itália, na época, com o Exército Brasileiro. Além de expedicionário, Oswaldo teve diversos serviços prestados à sociedade.

Fundador do Rotary Club de Serra Negra e vereador da época juntamente com o colega Joaquim da Silva Lima, ele é um dos autores do projeto de Lei para a efetivação do monumento do Cristo Redentor, um dos pontos mais visitados de Serra Negra. 

Na época, os vereadores ficaram sabendo por companheiros rotarianos de Campinas, que a empresa Papais localizada em Campinas, tinha confeccionado um cristo para a cidade de São José do Rio Pardo, e estava pronto para ser vendido, contendo 92 peças montáveis, pelo preço de CR$ 40.000 (quarenta mil cruzeiros).

Assim, Antônio Barbosa Pinto da Fonseca, também rotariano, secretário de Governo no período, sugeriu que fosse estabelecida a criação de taxa de turismo e hospedagem, a ser cobrada por hóspedes dos hotéis locais, sobre as notas fiscais de despesas feitas, para com ela juntar os fundos necessários para a construção da imagem do Cristo Redentor.

O contrato para execução da obra, pela empresa Otaviano Papais, foi assinado em 15 de julho de 1950. A inauguração do monumento aconteceu no dia 6 de julho de 1952, com Missa Campal celebrada pelo Bispo Diocesano de Campinas, D. Paulo Tarso Campos, com a presença do Padre João Batista Lavello, o Cônego Olavo Barra, o prefeito de Serra Negra na época Luiz Barra, o Juiz de Direito Dr. Edesio Pestana Franco, o médico Dr. Jovino Silveira, Joaquim de Moraes Junior, deputado Amadeu Narciso Pieroni, vereadores, todos os rotarianos e um grande público.

O valor da obra foi cerca de CR$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil cruzeiros), custeado inteiramente pela taxa de turismo de hospedagem. As peças que formam o conjunto da imagem do Cristo Redentor são em número de 92, tendo sido consumidas na construção cerca de 80 toneladas de concreto armado. Toda revestida de massa fosforescente, a imagem, sob a luz dos refletores, torna-se um espetáculo à noite, podendo ser vista a longa distância de todos os lados.

Oswaldo Saragiotto também foi Juiz de Paz em Serra Negra, conduzindo centenas de casamento no Município.

O ex-combatente deixa os filhos Francisco e Oswaldo. Ele está sendo velado neste momento e será sepultado às 15 horas, no Jardim da Saudade, em Serra Negra. 

Publicado às 7h20

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial