Estado publica edital para desassoreamento de lagos de Serra Negra

Foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira, 2 de outubro, a abertura de concorrência nº 001/2023, do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), para as obras de desassoreamento dos lagos da Represa Dr. Jovino Silveira (Barragem), Querência e Lago Seco, na região das Posses.

O valor estimado é de R$ 7.167.268,11. Os recursos serão repassados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) ao DAEE, autarquia responsável pelo gerenciamento dos recursos hídricos do Estado, que irá licitar a contratação dos serviços.

O prazo de vigência do edital é de 20 meses e o prazo de execução será de 18 meses, contados a partir da data da ordem de início dos serviços. A abertura dos envelopes está prevista para 9 de novembro.

O prefeito Elmir Chedid agradeceu a todos que apoiam o município para que a obra seja realizada. “Obrigado ao deputado Edmir Chedid, que intermediou a realização das obras junto ao Governo do Estado. Vale lembrar que estivemos com o Governador Tarcísio de Freitas, a quem somos gratos, há duas semanas, também na companhia do nosso chefe de Gabinete Rodrigo Demattê, reivindicando as obras da Sabesp no município. Agradeço a atenção também da secretária de Meio Ambiente, Logística e Infraestrutura Natália Resende e ao secretário de Governo e Relações Institucionais Gilberto Kassab, por todo o apoio. Por fim, obrigado também à Sabesp, na pessoa do superintende de Franca Gilson Santos de Mendonça e do gerente da Sabesp de Serra Negra Gilberto Tamelini, pela atenção e empenho sempre dispensados”, disse.

RESERVATÓRIOS

Os lagos desempenham a função de reservatórios de regularização para a captação de água de abastecimento público na cidade. Segundo técnicos do DAEE, ao longo do tempo, o assoreamento desses lagos foi intensificado em função da degradação da vegetação natural da bacia, especialmente nas encostas sujeitas a erosões, diminuindo sua capacidade de reserva.

NOVA LICITAÇÃO

Em 2022, já havia sido realizada concorrência pública para as obras, porém a empresa vencedora não apresentou a documentação necessária e foi inabilitada, de modo que outro processo licitatório teve que ser iniciado.

Publicado às 6h55

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial