Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado

Nesta quinta-feira (12) é celebrado o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, além do Dia das Crianças. Com isso, alguns serviços estaduais podem ter horários de funcionamento alterados até este domingo (15).

Veja abaixo o que abre e o que fecha e programe-se:

Saúde
Durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida, nesta quinta-feira (12), os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

O posto de doação da Pró-Sangue Clínicas funcionará na quinta-feira (12), excepcionalmente, das 8h às 16h. Na sexta-feira (13), as unidades Clínicas, Mandaqui, Osasco e Stella Maris abrirão das 8h às 16h. Já no sábado (14), os postos Clínicas e Osasco funcionarão das 8h às 16h. Para mais informações acesse: www.prosangue.sp.gov.br.

As Farmácias de Medicamentos Especializados (FME) e as unidades da Farmácia Dose Certa não funcionarão nesta quinta-feira (12). Entretanto, na sexta-feira (13), há expediente normal nas unidades abaixo:_

Atendimento na sexta-feira, dia 13
Unidades - Horário de funcionamento

FME Bauru - Das 7h15 às 15h
FME Campinas - Das 07h às 17h
FME Guarulhos - Das 07h às 17h
FME Maria Zélia - Das 07h às 17h
FME Mogi das Cruzes - Das 07h às 17h
FME Vila Mariana - Das 07h às 19h (entrega de senhas até as 17h)
Unidades - Dose Certa - Das 08h às 17h

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), o Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na Zona Leste da capital, não funcionarão nesta quinta-feira (12).
Na sexta-feira (13) e no sábado (14), as unidades que funcionarão estão na listagem abaixo:

Atendimento na sexta-feira, dia 13
Unidades - Horário de funcionamento

AME Américo Brasiliense - Expediente normal
AME Andradina - Expediente normal
AME Amparo - Expediente normal
AME Araçatuba - Expediente normal
AME Assis - Expediente normal
AME Bauru - Expediente normal
AME Botucatu - Expediente normal
AME Campinas - Expediente normal
AME Caraguatatuba - Expediente normal
AME Casa Branca - Expediente normal
AME Catanduva - Expediente normal
AME Dracena - Expediente normal
AME Fernandópolis - Expediente normal
AME Franca - Expediente normal
AME Interlagos - Expediente normal
AME Itapetininga - Expediente normal
AME Itapeva - Expediente normal
AME Itapevi - Expediente normal
AME Ituverava - Expediente normal
AME Jardim dos Prados - Expediente normal
AME Jundiaí - Expediente normal
AME Limeira - Expediente normal
AME Maria Zélia - Expediente normal
AME Mogi das Cruzes - Expediente normal
AME Mogi Guaçu - Expediente normal
AME Idoso Oeste - Expediente normal
AME Ourinhos - Expediente normal
AME Pariquera-Açu - Expediente normal
AME Piracicaba - Expediente normal
AME Praia Grande - Expediente normal
AME Presidente Prudente - Expediente normal
AME Promissão - Expediente normal
AME Psiquiatria Vila Maria - Expediente normal
AME Rio Claro - Expediente normal
AME Santa Bárbara D´
Oeste - Expediente normal
AME Santos - Expediente normal
AME São Carlos - Expediente normal
AME São João da Boa Vista - Expediente normal
AME São José do Rio Preto - Expediente normal
AME São José dos Campos - Expediente normal
AME Idoso Sudeste - Expediente normal
AME Taboão da Serra - Expediente normal
AME Taquaritinga - Expediente normal
AME Vale do Jurumirim - Expediente normal
AME Taubaté - Expediente normal
AME Tupã - Expediente normal

Atendimento no sábado, dia 14
Unidades - Horário de funcionamento

AME Araçatuba - Expediente normal
AME Bauru - Expediente normal
AME Campinas - Expediente normal
AME Caraguatatuba -- Expediente normal
AME Franca -- Expediente normal
AME Idoso Oeste -- Expediente normal
AME Ourinhos -- Expediente normal
AME Pariquera-Açu -- Expediente normal
AME Praia Grande -- Expediente normal
AME Presidente Prudente -- Expediente normal
AME Promissão -- Expediente normal
AME Sorocaba -- Expediente normal
AME São José do Rio Preto -- Expediente normal
AME Taboão da Serra -- Expediente normal
AME Tupã -- Expediente normal

Poupatempo

As unidades do Poupatempo em todo o estado estarão fechadas nesta quinta-feira, dia 12 de outubro, devido ao feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida. Na sexta-feira (13), o atendimento presencial será retomado, mediante agendamento prévio. A única exceção será o posto de Porto Feliz, que por conta de feriado municipal se manterá fechado.

Importante destacar que durante todo o feriado, o Poupatempo continuará oferecendo serviços por meio dos canais digitais: portal, aplicativo Poupatempo Digital, totens ou ainda pelo WhatsApp, no número (11) 95220-2974.

Entre os mais de 280 serviços online, estão disponíveis opções como renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais, pesquisa de débitos de veículos, entre outros.

O atendimento presencial no Poupatempo só é feito com agendamento prévio e obrigatório de data e horário. O serviço é gratuito, pessoal e intransferível.

Para consultar endereços e horários de funcionamento das unidades, basta acessar o site www.poupatempo.sp.gov.br e clicar em "Locais de atendimento".

CPTM, Metrô e EMTU
As empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na operação durante o feriado de 12 de outubro, dia da Padroeira do Brasil. Na quinta-feira, a CPTM atenderá os passageiros com intervalos semelhantes aos de domingo e com trens reservas em caso de aumento no fluxo de passageiros.

Na sexta-feira (13), a circulação de trens será a de um dia útil. Já no sábado (14) e no domingo (15), a operação manterá a programação prevista para esses dias, com os intervalos programados para os fins de semana.

No Metrô, a operação na quinta-feira (12) será semelhante à de um domingo, e haverá monitoramento para disponibilizar mais trens, de acordo com a demanda. Na sexta-feira (13) e no sábado (14), a frota em operação será a mesma de um dia útil.

No domingo (15), os trens da Linha 3-Vermelha circularão por via singela para implantação das portas de plataformas, na estação Penha-Lojas Besni. Os passageiros serão orientados pelo sistema de som dos trens e das estações e por funcionários na estação. Já as demais linhas do Metrô irão funcionar normalmente.

No dia 12 de outubro, as linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte seguirão a programação de domingo. Já na sexta-feira (13), cerca de 240 linhas intermunicipais que operam na Grande São Paulo e Baixada Santista terão intervalos de partida correspondentes aos de sábados ou com tabela diferenciada.

As demais linhas seguirão operação normal de dias úteis. As informações detalhadas sobre os horários de partida e itinerários podem ser obtidas a partir do dia 12 de outubro no site www.emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

Bilhetes -- Os passageiros que vão participar dos eventos deste feriado podem comprar seu bilhete digital QR Code para uso nos trilhos via WhatsApp no 11 3888-2200, aplicativo TOP -- disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs espalhadas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda espalhados pela capital e região metropolitana e que aceitam dinheiro neste tipo de compra. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no www.boradetop.com.br.

Bikes -- Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes às das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Sabesp
A Central de Atendimento Telefônico (telefones 195 e 0800 055 0195) funciona 24 horas todos os dias, inclusive nos feriados. O mesmo vale para o atendimento automatizado pelo WhatsApp (11 3388 8000), que atende por mensagem de texto 24 horas todos os dias.

Na Agência Virtual (https://agenciavirtual.sabesp.com.br/home), onde é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços, o atendimento também é 24 horas, todos os dias da semana.
O atendimento online pelo chat terá funcionamento normal no feriado de quinta-feira (12) e na sexta-feira, atendendo das 8h às 21h pelo link: https://sabesp-chat.sabesp.com.br/#/.

Na Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482), o atendimento também é normal todos os dias, durante as 24 horas. Já na Ouvidoria (0800 055 0565) não haverá expediente no feriado da quinta-feira, mas o funcionamento na sexta (13) será normal, das 8h às 18h.

Agências
Todas as agências de atendimento presencial da Sabesp estarão fechadas no feriado de 12 de outubro, assim como os postos das unidades do Poupatempo e do Descomplica SP. Também não haverá expediente nas agências Ganhatempo em Barueri, Resolve Fácil em Itapevi e Rede Fácil em Guarulhos.

Na sexta-feira, todas as agências de atendimento presencial funcionarão normalmente, assim como os postos do Poupatempo. Não haverá expediente na sexta no Descomplica SP, na unidade da Rede Fácil Bom Clima em Guarulhos, no Ganhatempo em Barueri e no Resolve Fácil em Itapevi.

Parques urbanos
Confira no link a seguir os horários de funcionamento dos Parques Urbanos (https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/02/Infos-Parques.pdf) administrados pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

Defesa Civil do Estado
A Defesa Civil do Estado fica à disposição por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: defesacivil@sp.gov.br

Bom Prato
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social informa que 31 restaurantes atenderão à população no feriado de 12 de outubro.

Veja a relação:

Na capital: 25 de Março, Campos Elíseos (Rua Mauá, 66 e Praça da República), Brás, Guaianases, Itaquera, Lapa, São Mateus, Capão Redondo, Santo Amaro, Limão, Santana, Tucuruvi e Vila Nova Cachoeirinha. Juntas, as unidades servem cerca de 30 mil refeições por dia.
Grande São Paulo: São Bernardo do Campo I, Santo André I, Diadema, Cotia, Francisco Morato, Osasco, Mogi das Cruzes I, Suzano, Carapicuíba e Guarulhos.
Interior e litoral: Rio Claro, Taubaté, Bauru, Campinas, Jacareí, Franca, São José dos Campos e Santos.
No feriado, os restaurantes servirão as refeições no formato de marmitex. Na sexta-feira (13), a rede volta a funcionar normalmente.

Horários de funcionamento:
7h -- Café da Manhã
10h30 -- Almoço prioritário para idosos
11h -- Almoço
17h -- Jantar

Saiba mais sobre o programa Bom Prato e endereços das unidades fixas e móveis: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/acoes-de-protecao-social/programa-bom-prato.

Direitos da Pessoa com Deficiência
As 20 unidades do Programa de Empregabilidade Inclusiva (PEI) no estado não irão realizar atendimento às pessoas com deficiência na quinta e sexta-feira (12 e 13). Todas as unidades voltam às atividades na próxima segunda-feira (16). O Museu da Inclusão também não abrirá para visitação no feriado e retorna às atividades na próxima segunda-feira (16).

Fazenda
Os postos da Fazenda no estado de São Paulo estarão fechados entre os dias 12 e 15. As atividades voltam a funcionar normalmente na segunda-feira (16).

CDHU
A CDHU não terá expediente entre os dias 12 e 15. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação retoma o expediente normal na segunda-feira (16).

Instituições culturais
A programação de Museus, Oficinas Culturais, Bibliotecas e Fábricas de Cultura, instituições da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo está disponível em https://www.cultura.sp.gov.br/.

Com informações do Governo do Estado de São Paulo

Publicado às 12h46

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial