City Banda e blocos por distritos de Campinas movimentam o fim de semana

Prefeitura divulga normas de segurança para o Carnaval da City Banda

Neste sábado,15 de fevereiro, a City Banda, o maior bloco da região, arrasta multidão na Praça Arautos da Paz, em Campinas. Nesta edição, com especial homenagem ao importante compositor campineiro Carlos Gomes, pelos 150 anos da estreia da ópera "O Guarani", no Teatro alla Scala, de Milão. Para que a folia seja completa com respeito e cidadania, a Prefeitura de Campinas publicou na edição desta terça, 11 de fevereiro, o Decreto nº 20.727 que regulamenta o evento.

Entre as determinações, o público deverá estar atento em relação a alguns pontos que contribuirão para a segurança e diversão de todos. Segundo o Decreto, fica proibida a entrada de recipientes de vidro e o uso de caixas térmicas e similares, com ou sem bebidas; de instrumentos musicais, caixas de som ou qualquer outro aparelho sonoro, e também de barracas pelo público participante. 

O diretor de Cultura, Alexandre Randi, destaca, ainda, a importância de dicas que fazem toda a diferença para um Carnaval pacífico. "É fundamental que o folião mantenha o respeito ao próximo e com a cidade. Fizemos um guia com algumas dicas que ajudam na execução de um Carnaval com menos impacto".

No sábado, dia 15, a City Banda, o maior bloco da região, arrasta multidão em torno da Praça Arautos da Paz, no Taquaral, enquanto no mesmo dia, no Distrito de Sousas, o tradicional Unidos do Candinho mostra sua evolução. No domingo, dia 16, dez blocos comandam a folia em diversos bairros da cidade. 

Já a partir da sexta-feira de Carnaval, dia 21, até a terça-feira, dia 25, a cidade ganha, diariamente, outro colorido com confete e serpentina. São vários blocos em diferentes bairros de Campinas.

E para quem pensa que a festa acabou, tem mais Carnaval no sábado, 29, com o bloco do Instituto Cidas, na Vila San Martin.

Estrutura

A organização dos desfiles é coordenada pela Secretaria de Cultura de Campinas. Para todos os blocos cadastrados oficialmente, a Prefeitura fornece suporte institucional aos desfiles.

A Guarda Municipal e a Polícia Militar cuidam da segurança pública. O monitoramento do trânsito e fechamento de ruas tem atuação da Emdec. Equipes de Saúde do Samu estão atentas para o atendimento dos casos de emergência. 

A Setec cuida da fiscalização e regulamentação dos ambulantes e a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo dos pedidos para liberação de horários especiais de funcionamento do comércio nesse período.

A Secretaria de Serviços Públicos atua com equipes do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) e do Departamento de Parques e Jardins (DPJ). A Secretaria de Cultura também fornece banheiros químicos em todos os trajetos dos desfiles.

Dicas para o folião

Se beber, respeite a vida; não dirija. Respeite a vida.

Use transportes alternativos/app/ táxi. Haverá linhas especiais de ônibus.

Caso tenha crianças acompanhando, faça crachá ou  pulseira com a identificação da criança.

Evite usar objetos de valor, como relógios, joias e outros que chamem atenção.

Em caso de situação suspeita, informe às autoridades presentes no local.

Não faça xixi na rua. Procure o sanitário químico mais próximo.

Lixo é no lixo. Preserve a cidade em que vivemos.

Não é não! Respeito na hora da paquera é obrigatório.

Proteja-se! Use camisinha.

Sexo em lugar público é atentado ao pudor.

Brinque de forma pacífica.

Não leve copos e garrafas de vidro.

É proibido o porte de armas e material perfuro-cortante de qualquer natureza.

Com informações da Prefeitura de Campinas

Publicado às 8h14

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro