Serra Negra quatro casos confirmados de Dengue

O município de Serra Negra tem adotado todas as medidas necessárias para proteção e prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19). Mas a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância em Saúde, solicita aos moradores que não se esqueçam das ações de contenção contra a Dengue.

O município registra 14 notificações de dengue sendo: 2 casos em investigação; 8 casos descartados e 4 casos positivos (3 autóctones e 1 importado). Além disso, apresenta alto índice de larvas. “O alerta é para avisar o cidadão, o seu vizinho, para cuidar desses locais que estão apresentando a larva para que possamos evitar o surgimento da doença. O melhor para a saúde pública é a prevenção, e assim estamos fazendo”, declara a secretária municipal de Saúde, Teresa Cristina Fernandes. 

A recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano. Mantenha a fiscalização e limpeza em:

  • Latas de tintas, baldes, regadores e plásticos utilizáveis;
  • Vasos de plantas com água;
  • Água para consumo animal, principalmente de cães e gatos;
  • Encerado para cobrir areia de construção e outros materiais;
  • Pneus

Serra Negra possui equipamentos para identificação de larvas

Um dos diferenciais na prevenção contra a Dengue no município de Serra Negra são os equipamentos utilizados. Um deles, um microscópio adquirido em 2019, é capaz de identificar larvas provenientes dos mosquitos Aedes Aegypti, transmissores das arboviroses (dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela). E poucos municípios estão aptos a usá-lo.

O equipamento possui lente microscópica com aumento de até 1600 vezes e iluminação de LED. O coordenador Sandro foi capacitado para operá-lo. “Antes, tínhamos que enviar as amostras colhidas para a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), em Mogi Guaçu, e isso levava um tempo a mais para sair os resultados. Agora, podemos analisar todas as amostras aqui mesmo e agilizar o controle das arboviroses”, garantiu.

Publicado às 17h43

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro