Águas de Lindoia decreta situação de emergência devido ao aumento dos casos de Dengue

A prefeitura de Águas de Lindoia decretou situação de emergência devido ao aumento nos casos de dengue no município. O número de casos deu um salto especialmente a partir do dia 20 de março e a Secretaria de Saúde encaminhou um documento ao Prefeito recomendando a edição do Decreto, que foi publicado na quinta-feira, 4. 

Com isso o município poderá tomar atitudes ainda mais fortes e com maior agilidade para o enfrentamento da endemia. Segundo o Setor de Vigilância em Saúde (SVS), desde janeiro deste ano Águas de Lindoia já contabiliza 313 casos de dengue, sendo que 274 são considerados como autóctones – ou seja, casos que não são originados em outros municípios. Em março foi registrado um óbito no município.
Com o decreto a Secretaria de Saúde terá mais autonomia e agilidade para tomar decisões e realizar ações ainda mais incisivas no combate à dengue.
Na próxima semana começará a ser colocada em prática a estratégia do chamado “fumacê” que vai passar por todos os bairros no Município. A ação é executada por um veículo que emite uma “nuvem” de fumaça em direção às residências e elimina boa parte dos mosquitos. Além de diminuir possíveis infestações, o fumacê não apresenta riscos ambientais ou à saúde da população e dos animais domésticos, mas é recomendável que vasilhas de água e comida dos cães e gatos sejam cobertas. O trabalho só pode ser realizado caso não chova.
Todo o procedimento é realizado em um período estratégico e será executado a das 22h às 6h. Ao todo serão duas aplicações. No Bela Vista a primeira acontecerá na segunda-feira, dia 8, e no dia 23. Nos dias subsequentes as primeiras e segundas aplicações acontecerão nos bairros Centro (dias 9 e 24), Francos (dias 10 e 25), Casas Populares (dias 11 e 26) e no Jardim Europa (dias 12 e 29).
O cidadão que observar infrações ou identificar pontos em sua vizinhança que possam servir de criadouros do mosquito pode denunciar por meio do aplicativo E-Ouve, disponível em todas as lojas de aplicativos, ou pelo site https://eouve.com.br/.

Publicado às 10h49

Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nos dê um oi.

Se quiser, entre em nosso canal clicando aqui 

Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.

Acompanhe também as redes sociais no Facebook, InstagramThreads e Twitter.