Caminho Pro Interior completa um ano com caminhada até o Alto da Serra, em Serra Negra

O Caminho Pro Interior, que une municípios formando uma Rota Turística por estradas rurais em meio a natureza da região do Circuito das Águas Paulista e Sul de Minas, percorrendo a Serra da Mantiqueira, completa um ano de atividade com a adesão de novas cidades.

São mais de 400 quilômetros de estradas rurais e áreas urbanas, em que peregrinos e turistas conheçam comunidades, histórias, igrejas, santuários, capelas, atrativos turísticos, cultivo do café, produção de cachaça e outras riquezas do mundo rural, além da Maria Fumaça, produção artesanal e industrial específica, assim como destaques ou características especiais de cada cidade, praticando turismo de lazer, bem estar (com balneários hidrominerais), rural, esportivo, de aventuras, visitando o comércio especializado de malhas, louças, couro, bebidas (cachaça e cafés especiais), flores, plantas, entre outros produtos.

Para comemorar o primeiro aniversário, no dia 31 de outubro, sábado, serão percorridos 14 km que unem as cidades de Monte Alegre do Sul ao Alto da Serra, um dos mais conhecidos atrativos turísticos da cidade de Serra Negra. Será a primeira caminhada promovida pela organização do Caminho pro Interior no período da tarde, por duas razões: ver o pôr do Sol no alto da Serra da Mantiqueira e, com um intervalo de 20 minutos, apreciar o nascimento da Lua Cheia, a famosa Lua Azul, fenômeno que só se repetirá novamente em 2039.

Para participar, os interessados devem fazer inscrições pela plataforma Sympla. Acesse o link: https://www.sympla.com.br/um-ano-do-caminho-pro-interior__1028333.

Os protocolos de segurança e prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) serão seguidos e a máscara é obrigatória. Horário de encontro em Monte Alegre do Sul é às 14h30 horas, no Santuário do Senhor Bom Jesus - Rua João da Serra, 135 - Centro - Monte Alegre do Sul/SP. Duração estimada da caminhada é de três horas. Retorno previsto às 19h30 horas. Mais informações no site www.caminhoprointerior.com.br; e-mail: contato@caminhoprointerior.com.br ou telefone (19) 9.9205.

Com Serra Negra desde que o início da proposta, o ‘Caminho pro Interior’ agora reúne 20 municípios, sendo nove pertencentes ao Circuito das Águas Paulista e mais 11 da macrorregião que o envolve, sendo três do Sul de Minas Gerais, e as novatas Mogi Mirim (distrito de Martim Francisco) e Itapira.  Foi idealizado pela amparense, Kate Jeremias, com a ajuda de mais quatro mulheres: Laura Umbelina Santi, Roseli G. C. Vasco de Toledo, Silvana Ismael Guarizzo e Viviana da Silveira Bueno.

Tendo como inspiração o Caminho de Santiago de Compostela, Francês/Espanhol, e também os Caminhos da Fé e da Luz, interliga as seguintes cidades: Amparo, Distrito de Mostardas (Monte Alegre do Sul), cidade de Monte Alegre do Sul, Serra Negra, Lindóia, Águas de Lindóia, Monte Sião/MG, Bueno Brandão/MG, Munhoz/MG, Socorro, Pedra Bela, Pinhalzinho, Tuiuti, Morungaba, Distritos de Sousas e Joaquim Egídio (Campinas), Pedreira, Jaguariúna, Holambra, Distrito de Martim Francisco (Mogi Mirim), Itapira, Santo Antônio de Posse (passagem somente pela área rural), Distrito de Arcadas (Amparo), retornando à área urbana da cidade de Amparo.

Foto: Sil Guarizzo

Publicado às 11h31

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro