ADEACAMP participa do Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas com foco na volta para a elite da competição

 Foco e disciplina estão presentes na rotina de treinamento dos atletas da ADEACAMP (Associação de Esportes Adaptados de Campinas) que vão disputar a segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas neste mês de agosto. Essa é a segunda competição oficial dos atletas neste ano, desde que o projeto Rugby em Cadeira de Rodas – Fase 1 foi lançado. A expectativa é tão grande quanto a preparação dos atletas da ADEACAMP para a competição mais importante do Brasil. O time, que traz na bagagem o recente terceiro lugar no Torneio Regional Paulista, busca impressionar ainda mais ao retornar para a elite do Campeonato Brasileiro. Para Renan Melo Souza, técnico da equipe, a boa colocação no paulista trouxe ainda mais confiança para o time. “Enfrentamos equipes de destaque e obtivemos vitórias importantes diante delas. Até mesmo as derrotas foram marcantes, porque evidenciaram o nosso preparo, já que a diferença na pontuação foi mínima”, explica.

A equipe da ADEACAMP está na segunda divisão do Campeonato Brasileiro desde 2018, mas é uma das que mais possuem títulos, sendo tetracampeã brasileira. O time também se destaca pela formação mista que apresenta. Dos 12 atletas que compõem a equipe, três são mulheres, com idades entre 30 e 50 anos. O técnico reforça a importância da participação das mulheres no time. “As nossas atletas têm papel fundamental na composição da equipe e se movimentam muito bem em quadra, garantindo bastante agilidade ao jogo”, reforça Renan. A maioria dos atletas adquiriu a deficiência depois de sofrer um acidente mergulhando em água rasa. Nesses casos, o contato com o Rugby veio durante a reabilitação. No entanto, também fazem parte do time atletas que já nasceram com a patologia que pode acometer ou comprometer os membros.

 A preparação dos atletas para o Campeonato Brasileiro tem sido intensa e a equipe da ADEACAMP sabe que vai enfrentar adversários importantes durante os três dias de jogos. A competição acontecerá entre os dias 15 e 17 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Para os atletas, a missão é uma só: voltar para a elite do Campeonato Brasileiro. “Nós estamos muito preparados para os jogos e comprometidos em fazer o melhor que pudermos. Sabemos que conseguiremos alcançar os nossos objetivos”, diz Ademir de Souza, presidente da ADEACAMP.

A décima quarta edição do Campeonato Brasileiro conta com a participação de 11 equipes filiadas à ABRC (Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas) e distribuídas nas duas divisões da competição. O torneio é o mais importante do ano, pois selecionará os 12 atletas que farão parte da Seleção Brasileira e disputarão o Campeonato Mundial que ocorrerá em outubro na Dinamarca.

Rugby em Cadeira de Rodas – Fase 1: O projeto Rugby em Cadeira de Rodas - Fase I é desenvolvido pela ADEACAMP nas dependências da Faculdade de Educação Física da UNICAMP e contempla 12atletas com treinos de alto rendimento. Realizado por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto conta com o patrocínio das empresas Atacadão, Fundação John Deere, Tetra Pak, Agibank, Fundação Educar DPaschoal e recebe apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Esportes.

Sobre a ADEACAMP – A Associação de Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP) é uma sociedadecivil sem fins lucrativos que busca propiciar a participação de pessoas com deficiência em práticasesportivas, promovendo qualidade de vida e incentivando a prática de esportes adaptados em Campinas eregião. A Associação fundada em Agosto de 2008, oferece duas modalidades em cadeiras de rodas, o Handebol e o Rugby, sendo essa última uma modalidade paralímpica. A equipe ADEACAMP é tetracampeã brasileira na modalidade Rugby em Cadeira de Rodas e realiza os treinamentos no Ginásio da Faculdade de Educação Física da Unicamp.

Publicado às 8h59

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial 

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br