A pandemia global causada pelo coronavírus fez de 2020 um ano longo e cheio de desafios. Apesar do setor alimentício ter sido menos atingido pela crise, o Food Service certamente sentiu perdas no período.
Com a reabertura e regulamentação, é preciso criar
estratégias para voltar a crescer. Afinal, o isolamento social mudou o
comportamento alimentar dos consumidores.
Para especialistas, a projeção é que o setor volte a
ter avanços positivos em 2021. Por isso, entender quais são as tendências
do próximo ano é fundamental para se destacar no mercado.
Assim, a ACOM Sistemas, empresa que oferece
tecnologia para toda a cadeia de Food Service no Brasil, preparou
algumas dicas para quem atua neste segmento ficar por dentro do que deverá ser
priorizado no ano que se aproxima.
Alimentação saudável:
Antes da crise Covid-19, a preferência por produtos
saudáveis já crescia entre clientes. Com a pandemia colocando nossa saúde em
primeiro lugar, os benefícios do que comemos voltou a ser um assunto
comum.
O Brasil já é o 5º país que mais consome alimentos
saudáveis. Segundo uma pesquisa encomendada pelo SEBRAE, o mercado
deve crescer 4,41% ao ano até 2021.
"A geração Z, que vêm adquirindo cada vez mais poder
econômico, é a principal no nicho de comida saudável. Porém, toda a população
entende a necessidade da qualidade alimentar. Por isso, podem preferir opções
“fitness” quando dispostas no cardápio", explica Eduardo Ferreira,
CEO da ACOM Sistemas.
Para seguir essa tendência, não é preciso uma grande
mudança. A seguir, veja algumas dicas para diferenciar seus pratos:
Sem glúten: é possível criar versões sem glúten ao
substituir a farinha regular pela opção de mandioca, amêndoa, arroz, …
Integrais: para cozinhar sem farinha branca, basta
usar farinha de arroz ou integral;
Substituir açúcar: é possível trocar o açúcar cristal por
opções mais saudáveis, como o mascavo ou o de coco;
Sem lactose: em algumas receitas, é possível
substituir o leite por água morna. Em outras, pode-se usar leite sem lactose;
Veganos: para substituir a proteína animal, existem
diversas opções de proteína vegetal, como a de soja. Também é possível criar
pratos exclusivos, criando sabores únicos com cogumelos, e frutas.
Automação:
O isolamento social teve como consequência
do aumento no uso de delivery. Agora, com a volta dos pedidos
presenciais, o cliente espera a mesma praticidade.
Para inovar, é possível investir em cardápios
virtuais. Outra alternativa é automatizar a comunicação entre o
garçom e a cozinha, diminuindo as chances de erros.
A tecnologia no Food Service também pode ser
usada na otimização de gerenciamento. O ERP é um software que armazena e
otimiza todos os processos do seu negócio.
"Com um ERP desenvolvido para o Food Service, é
possível controlar o estoque, planejar o lançamento de pratos, observar a
produtividade e muito mais. Opções avançadas, como o EVEREST,
são ferramentas inteligentes de estratégias para o setor", ressalta
Eduardo Ferreira.