A mente como ferramenta de mudança

Seu cérebro é o maior órgão de seu corpo. Não no tamanho, mas na capacidade de se adaptar e de fazer diferença na sua vida. E, apesar de não ser um músculo, pode ser treinado, fortalecido e desenvolvido.  Exercitar a mente é tão importante quanto o corpo, tanto que os antigos romanos já diziam: mens sana in corpore sano (uma mente saudável em um corpo saudável).

Para fazer o papel de supino cerebral, há várias opções. Escolha uma, outra ou todas. Ao contrário dos demais órgãos, a mente não sofre com excesso de exercícios. Ela segue melhorando. E uma mente bem treinada é uma ferramenta de mudança - de comportamentos, de atitudes, de percepção de si próprio e dos demais. Então, seja bem-vindo à academia do cérebro!

Cartas na mesa

Já está bem documentado que atividades lúdicas como jogar cartas estimulam o cérebro. Qualquer jogo serve, mesmo os mais simplórios. Mas se você quer construir uma boa mentalidade, o jogo de poker pode ser de grande ajuda. Isso porque ele é um título que envolve uma fração de sorte, uma fração de estratégia e uma grande fração de estratégia. Os melhores jogadores desenvolvem a boa mentalidade e evitam a ruim, e esse é o aprendizado mais demorado para quem quer jogar bem.

Voltando à analogia da academia, o poker é como um equipamento multi-muscular, aqueles que mexem com pernas, braços e abdômen de uma só vez. Na modalidade é preciso pensar no jogo em si – que cartas tenho, quais as combinações possíveis, quais as probabilidades; é preciso pensar na tática – qual minha posição na mesa, como devo responder às jogadas dos adversários; e é preciso avaliar a parte humana – será que alguém está blefando, ou devo eu blefar?  Tudo isso junto faz as sinapses no seu cérebro se multiplicarem e criarem novos caminhos para o pensamento, algo que você depois poderá usar na vida cotidiana.

Você unplugged

Pode parecer um contrassenso, mas o cérebro se beneficia quando você se desconecta, pelo menos um pouco. Vivemos em um mundo de múltiplos estímulos, no qual há uma legião de programadores e marketeiros querendo capturar sua atenção a cada segundo. Sua mente é capaz de absorver e processar todas as mensagens e notificações que insistem em pulular no seu celular. Mas enquanto classifica e arquiva, o cérebro não cria – que é sua função mais bacana. Foi pensando nisso que o sociólogo italiano Domenico De Masi desenvolveu o conceito de "ócio criativo" no qual defende a ideia de que só pisando no freio nossa cabeça consegue ir adiante.

Mas ficar parado olhando para as paredes pode ser entediante. Então, uma boa solução são atividades como relaxamento, meditação ou ioga. Todas elas tiram o esforço físico e as distrações terrenas da equação, deixando você sozinho com a própria mente. O resultado é um diálogo enriquecedor e transformador.


Gasolina no tanque

Não se pode esquecer, porém, que o cérebro é um órgão. E, como tal, precisa de alimento. Para além das três refeições por dia, há algumas receitas que podem ajudar a massa cinzenta a rodar macia. As oleaginosas – nozes, castanhas, avelãs – são comprovadamente benéficas, assim como verduras escuras e até o café, desde que em quantidades moderadas.

Mais recentemente surgiram os shots matinais, que vêm em diversas receitas e com diversos fins, mas que basicamente consistem em uma mistura de elementos com cúrcuma, pimenta do reino, gengibre e até vinagre de maçã.  Toma-se de manhã, em jejum, para dar aquela injeção de ânimo no cérebro dorminhoco.

Aberto para mudanças

Como se vê, o cérebro pode ser o maior aliado na transformação de qualquer indivíduo, inclusive você. Mas ele, sozinho, não conseguirá fazer a virada de chave. É preciso estar aberto às mudanças, que nem sempre são confortáveis. É sempre mais fácil ficar onde já se está, cercado de familiaridade, e deixar a cabeça ruminando todas as notificações que pipocam na tela do celular. Por mais adaptável, expansível e multifacetado que seja, sua mente depende de uma pessoa. E ela está lendo esse texto agora.

Publicado às 13h42

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial

Colabore com nossa equipe via Pix pelo contato@circuitodenoticias.com.br