Instituto dedica a 9ª edição de seu seminário anual para debater novos modelos ou padrões impostos pelo isolamento social provocado pela Covid-19. O evento acontece nos dias 11 e 12 de novembro (quarta e quinta-feira), na Cooperativa Veiling Holambra, com transmissão pela internet. As vagas presenciais já estão esgotadas, mas o evento poderá ser acompanhado online, gratuitamente.

Os produtores ainda vivem dias de incerteza e estão cautelosos, adequando as suas produções às demandas de mercado. Em datas especiais, o otimismo aumenta. Tanto que, embora a maioria tenha reduzido a produção durante a pandemia da Covid-19, alguns se arriscaram e apostaram no Dia de Finados. A Cooperativa Veiling Holambra, a mais completa cooperativa de flores e plantas do Brasil, avalia que alguns produtos, mais específicos para a data, podem não atender toda a demanda. O Ibraflor pede ajuda à Frente Nacional de Prefeitos para que solicite às Prefeituras a permissão da abertura dos cemitérios e da venda de flores no fim de semana e no feriado para auxiliar o setor.

A redução das restrições não diminui a responsabilidade de empresários e clientes. De acordo com as orientações da Associação Comercial e Industrial de Campinas, neste momento os cuidados devem ser redobrados para que não ocorra uma regressão, de acordo com as fases do Plano SP. Os protocolos de higiene devem ser mantidos para que não ocorra o aumento dos casos da COVID-19 em Campinas e os consequentes reflexos negativos para o comércio da cidade.