Saiba quais são os desafios que a área de compliance enfrenta em meio à pandemia

Com a pandemia, o programa de Compliance enfrenta novos desafios e precisa renovar seus processos. Para isso, é necessária uma transformação tecnológica.

A pandemia afetou a maneira como várias atividades são conduzidas dentro das empresas, trazendo novos desafios a cada uma delas. O programa de compliance não é exceção e, por isso, é preciso estar atento e fazer mudanças para assegurar que ele se mantenha eficiente.

Com a pandemia, a transformação na dinâmica de trabalho das empresas aumentou o risco de não-conformidades e, ao mesmo tempo, tornou mais difícil identificar algumas delas. A forma como a equipe de compliance trabalha deve se adequar à nova dinâmica. Algumas dessas adaptações provavelmente serão mantidas mesmo após o final da crise.

Risco e detecção de não-conformidades

Com muitos colaboradores atuando em home office, existem mais oportunidades para um infrator agir de maneira contrária às normas e às políticas da empresa. Assim, o risco de não-conformidades aumenta com a dinâmica de trabalho remoto.

Ao mesmo tempo, essa prática dificulta um dos aspectos do trabalho da equipe de compliance, que é a detecção dos casos de não-conformidade. Sem o contato direto com os colaboradores da empresa, essa equipe não consegue identificar tão facilmente os sinais da irregularidade.

Implementação de novas políticas

Os desafios para o programa de compliance nas empresas diante da pandemia não se restringem à questão da não-conformidade. Tarefas mais burocráticas também foram afetadas, como a implementação de novas estratégias.

Se uma empresa cria uma nova política interna, é papel da equipe de compliance assegurar que todos os colaboradores tenham ciência dela. Isso inclui apresentar as regras, esclarecer dúvidas e, ainda, coletar as assinaturas de cada um atestando conhecimento.

Essa missão, muito simples quando todos os colaboradores estão trabalhando no ambiente físico da empresa, cresce em complexidade pela restrição do contato direto. 

Renovação dos processos de compliance

Devido aos desafios impostos pela pandemia, é preciso haver uma renovação dos processos de compliance das empresas. Eles precisam ser adaptados para a realidade do trabalho remoto, sem perder a eficiência.

É importante ter em mente que essa medida não é apenas temporária. É muito provável que, em alguma aspecto, a nova dinâmica de trabalho que surgiu durante a crise seja mantida no futuro. A renovação dos processos deve ser realizada pensando na otimização, em longo prazo, do compliance corporativo – e não apenas como uma solução de curto prazo.

Transformação tecnológica do programa de compliance

Para enfrentar os desafios impostos pela pandemia, é necessário que ocorra uma transformação tecnológica do programa de compliance da empresa. É necessário adotar novas ferramentas que viabilizam a realização dessa atividade, diante da dinâmica de trabalho remoto.

Um exemplo disso é a criação de um canal virtual para denúncias anônimas. Se a equipe de compliance não pode monitorar pessoalmente o trabalho dos colaboradores, devido à falta de proximidade, o acolhimento de denúncias torna-se ainda mais importante como meio de detecção dos casos de não-conformidade.

Outro exemplo é a utilização de uma ferramenta que permita compartilhar arquivos de novas políticas internas com todos os colaboradores e coletar as assinaturas digitais, armazenando a cópia virtual assinada de cada um. Assim, fica dispensado o documento físico.

Não há dúvidas de que a pandemia trouxe desafios para o programa de compliance das empresas. Porém, essa situação possivelmente acelerou transformações que já estavam em curso e que seriam eventualmente necessárias, independentemente da crise.