Tratamento precoce em nefrologia melhora prognóstico de pacientes com coronavírus internados no Hospital Municipal de Itapira

A UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da ala Covid do Hospital Municipal de Itapira (HMI) conta com um serviço exclusivo de atendimento em nefrologia. Além da identificação precoce da alteração da função renal e início rápido do tratamento, o HMI tem disponível uma máquina de hemodiálise e de osmose reversa portátil para atendimento dos casos que necessitem de suporte renal agudo (hemodiálise), evitando a transferências desses pacientes.

Esse atendimento diferenciado é realizado pela médica nefrologista Thuê Aparecida Finelli Boretti. Ela atua como médica intensivista na UTI do Hospital Municipal duas vezes por semana e oferece apoio integral aos pacientes da UTI Covid como especialista em nefrologia. “Muitos pacientes com a infecção pelo coronavírus acabam evoluindo para um quadro de injúria renal aguda (IRA). Esta é a segunda falência orgânica mais frequentemente associada à Covid-19, atrás apenas da síndrome respiratória aguda. Assim que o plantonista identifica alguma alteração nos exames de função renal, ele já solicita uma avaliação do especialista e logo é iniciado o tratamento para evitar uma evolução desfavorável. Quando esses pacientes evoluem para necessidade de suporte renal agudo (hemodiálise), esse tratamento tem início imediato, uma vez que possuímos a estrutura – máquina de hemodiálise e de osmose reversa portátil – em nosso serviço”, explicou a médica.

A especialista relata que, na situação atual, com todas as UTIs em sua capacidade máxima e com a dificuldade de transferência de pacientes para outros serviços, esse atendimento precoce em nefrologia pode resultar na melhora do prognóstico do paciente. “O tempo entre a detecção da Covid-19 e o diagnostico de IRA era descrito entre 7 a 15 dias, porém temos visto muitos casos em que essa evolução pode ocorrer em apenas 4 dias, principalmente quando o paciente já possui doença renal crônica. Por isso a importância de ter o profissional especializado e o equipamento no hospital, para que o atendimento seja rápido”, concluiu Dra. Thuê.

Por enquanto, esse atendimento em nefrologia é exclusivo para pacientes da UTI Covid do HMI. Os pacientes são avaliados de acordo com indicação do médico plantonista e não há agendamento externo.

Publicado às 12h29

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro

Entre nosso grupo do Telegram para receber as novidades. Clique no link https://t.me/circuitodenoticiasoficial