Golpe de entregadores de apps de comida crescem em SP

O Procon-SP observou aumento de 186% nas reclamações sobre golpes aplicados por  entregadores de apps de comida. De acordo com Fernando Capez, Diretor Executivo do órgão,  de janeiro a maio deste ano, foram registrados 249 atendimentos contra as empresas Ifood,  Rappi e Uber Eats, já no mesmo período do ano passado foram 87. 

O aplicativo IFood teve 44 reclamações em 2020 e 80 em 2021, um aumento de 81%; contra o  Rappi foram 29 casos ano passado e 105 nesse ano, 262% de aumento; e contra o Uber Eats  foram 14 contra 64, 357%. “Com a pandemia esses golpes aumentaram muito. Quem for  vítima e for cobrado em valor incorreto, deve acionar o Procon-SP”, afirma Fernando Capez,  diretor executivo do Procon-SP. 

De acordo com as reclamações, os consumidores são cobrados em valores indevidos pelo  entregador do app, só percebem o golpe após os valores serem debitados e, apesar de  reclamarem com a empresa responsável, não conseguem reaver os valores. “Nós iremos  apurar a responsabilidade da empresa e acionar a polícia. As empresas de delivery devem  responder pelos problemas e ressarcir o consumidor”, completou Capez.  

Fernando Capez aponta que aplicativos também podem auxiliar clientes vítimas de fraudes 

Valores reclamados no Procon chegam a quase meio milhão 

A soma dos valores reclamados pelos consumidores no Procon até junho deste ano já é de  quase 500 mil reais – mais de 200 mil reais do IFood, mais de 200 mil reais do Rappi e quase 80  mil reais do Uber Eats.

Há relatos de consumidores que receberam uma máquina para fazer o pagamento cujo visor  estava quebrado; outros que foram informados pelo entregador que deveriam pagar um valor  a mais (“valor da entrega”, “taxa de serviço”); casos em que receberam uma ligação do  restaurante informando sobre a cobrança de uma “taxa de entrega” e pedindo os dados do  cartão; e casos em que o entregador liga dizendo ter sofrido um acidente. 

Fernando Capez elenca dicas para evitar golpes 

“O consumidor deve procurar fazer o pagamento no momento do pedido, de forma online,  evitando pagar na hora da entrega, que é o momento em que o golpe é aplicado. E lembrar  que não existe taxa de entrega ou outra taxa extra. Qualquer ocorrência diferente deve ser  comunicada à empresa”, avisa o diretor. 

? O consumidor deve ficar atento ao receber as entregas dos aplicativos de comida: ? Não utilizar máquina com o visor quebrado ou que não permita a leitura dos dados.

?Conferir o valor da compra e, de preferência, pagar somente no aplicativo. ? Não passar os seus dados por telefone. 

? Desconfiar caso o entregador informe que é necessário pagar algum valor extra. ? Caso tenha alguma dúvida, deve entrar em contato com o local onde pediu a comida. 

? Em caso de problema registre reclamação no Procon-SP no site www.procon.sp.gov.br   ou aplicativo.

Publicado às 12h17

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