Prefeito Fábio Polidoro assina o Termo de Responsabilidade do Programa “Rotas Rurais”

O prefeito de Pedreira, Fábio Polidoro, recepcionou na terça-feira, 6, no Paço Municipal,  médico veterinário Walmir Carmino Pisciottano, assistente agropecuário da CATI – Regional de Bragança Paulista, acompanhado do secretário municipal de Meio Ambiente Luciano Dalto Godoi e da assessora ambiental Agata Gasparini, para a entrega do Termo de Responsabilidade do Programa “Rotas Rurais”, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O assistente agropecuário da CATI, Walmir Carmino Pisciottano, informou que o Termo de Responsabilidade do Programa Rotas Rurais é composto pelo Relatório, Mapa, Arquivo Geográfico e o link para acesso pela Internet. “Toda propriedade passou a ter um código, que será inserido no Google e assim as pessoas chegarão facilmente as fazendas e sítios localizados em Pedreira”, destacou Walmir Pisciottano.

Segundo o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Luciano Dalto Godoi, antes quando a pessoa o nome da propriedade rural no aplicativo, na maioria das vezes acabava perdendo o caminho correto. “Agora com o Rotas Rurais, o Governo do Estado gerou um código para cada propriedade, com o aplicativo Waze, existe um endereço correto e assim as pessoas chegarão até a propriedade facilmente”, concluiu Luciano Godoi.

O prefeito lembrou que Pedreira assinou convênio com o Governo do Estado de São Paulo, para o desenvolvimento do Rotas Rurais em Pedreira. “O endereçamento digital das propriedades rurais foi possível graças a tecnologia Plus Codes, uma ferramenta gratuita, criada pelo Google, que converte coordenadas de latitude e longitude fornecidas por satélite em códigos curtos, semelhantes aos códigos postais. A parceria ajudou a incorporar essa tecnologia ao sistema interno do Governo de São Paulo, que disponibilizou o endereço digital aos residentes das áreas rurais”, concluiu Polidoro.

“O projeto Rotas Rurais é um elemento base para levarmos cidadania plena para a população rural, especialmente segurança, hoje a maior demanda na área rural. Com endereço, essas milhões de pessoas estão sendo integradas a sociedade, possibilitando o efetivo exercício de seus direitos fundamentais que, sem mapeamento e endereço, não conseguem acessar. Além disso, há todo um impacto positivo na produção agrícola, com ganho de produtividade e melhoria nos processos de logística, distribuição e comercialização. A confiança da Google nesse projeto mostra que estamos no caminho certo”, afirma o Governador do Estado Rodrigo Garcia.

Com informações de Glauco Mazzetto

Publicado às 7h44