Revista comemorativa ao aniversário de Jaguariúna traz histórias, momentos e recordações

Publicação foi lançada em dois formatos: impresso e online, e vai doar 20% das vendas dos exemplares à Ong Xodó de Bicho

Unindo resgate da história e solidariedade, o site Estrela da Mogiana lançou a Revista "Histórias, momentos e recordações", em comemoração ao 66º aniversário de emancipação político-administrativa de Jaguariúna (comemorado em 12 de setembro) e aos 124 anos de fundação da cidade (data em que Jaguary se tornou Distrito de Paz, em 5 de agosto de 1896). Mesmo diante de uma pandemia e da situação econômica do Brasil, o site optou por manter o especial comemorativo. A publicação foi lançada em dois formatos: impresso e online.

“Manter vivas as nossas memórias e resgatar momentos da história são importantes para o desenvolvimento sustentável de uma cidade. Então, ao analisar os pontos positivos e negativos de realizar o especial nesse momento, a equipe editorial do site resolveu realizar duas mudanças de destaques: uma seria passar de jornal para revista e a outra na forma de distribuição: ao invés de ser gratuita, terá um custo de R$ 15,00”, informa a jornalista Gislaine Mathias, responsável pelo site e pela revista.

As reuniões e o fechamento da publicação aconteceram online, em chamadas de vídeos, pois a intenção foi manter a edição, mas com segurança para os profissionais envolvidos. A equipe foi formada pela jornalista Gislaine Mathias, a publicitária Rosana Gonçalves e o diagramador e responsável pelo projeto gráfico, Sérgio Marini.

“Como optamos por seguir a determinação médica de distanciamento social, o especial foi realizado de maneira diferente, pois, em alguns casos as entrevistas ocorreram por telefone e as pesquisas foram realizadas em edições especiais dos anos anteriores, nos nossos acervos e nos livros publicados sobre a história da cidade”, reforça Gislaine.

A jornalista lembra que também foi fundamental a contribuição da Casa da Memória Padre Gomes, através do seu coordenador Tomaz de Aquino Pires, e da chefe de Divisão do Arquivo Histórico/Pós-Graduada em Gestão de Documentos e Informação e Profissional na área de Acervos Bibliográficos e Fotográficos, Josi Rosana Panini.

UMA CAPA FUTURISTA E ANTIGA

Ao pensar na capa da revista especial de aniversário de Jaguariúna, após várias reuniões, se chegou à conclusão de contar com elementos modernos, mas, ao mesmo tempo, que remetesse ao antigo.

“A Maria-Fumaça nos leva para o início da ferrovia, num tempo que Jaguariúna era apenas um lugarejo. Já as fotos em preto e branco e coloridas, como se fossem a fumaça da locomotiva a vapor, nos remetem a diferentes épocas da história da cidade, mostrando evolução e o desenvolvimento com o passar do tempo”, explica Gislaine Mathias.

A revista conta com 56 páginas, reunindo diversos subtemas, entre eles, patrimônio histórico, guardiões da história, antigas fazendas, momentos da história e Jaguariúna na rota das pandemias: gripe espanhola e Covid-19. A publicação pode ser encontrada nas versões impressa e on-line, e também está disponível para venda no site Catarse (https://www.catarse.me/preservando_a_historia_de_jaguariuna_4f36?ref=ctrse_explore_featured&project_id=119481&project_user_id=1371479).

O Catarse é uma plataforma de financiamento coletivo para projetos criativos, que vão dos mais simples até os mais elaborados. Sendo a primeira plataforma de crowdfunding do Brasil, faz parte da economia colaborativa do país. Em 2014, chegou a movimentar mais de R$ 8,5 milhões para a realização de mais de 570 projetos. Desde sua criação, milhares de artistas (cineastas, quadrinistas, jornalistas, pesquisadores, etc.) utilizaram o Catarse para tirarem seus projetos do papel.

AÇÃO BENEFICENTE

Como o site Estrela da Mogiana, desde a sua fundação, busca unir história com alguma ação beneficente, neste ano, diante da crise não poderia ser diferente. “Então, 20% da venda da revista, seja em pontos de distribuição, no Catarse ou online, serão revertidos para a Ong Xodó de Bicho”, informa Rosana Gonçalves.

A Ong Xodó de Bicho foi criada no ano de 2010 em Jaguariúna com os objetivos de fiscalizar o cumprimento das leis de proteção animal, encaminhar para assistência animais feridos ou em situação de risco e promover campanhas de adoção e conscientização sobre a posse responsável de animais na cidade. Desde a sua criação já ajudou milhares de animais indefesos.

A Xodó de Bicho costuma mobilizar os seus voluntários na realização de diversos eventos ao longo do ano. O maior desafio da Ong é conscientizar poder público e população em geral sobre a posse responsável e o fato de que as questões animais fazem parte da saúde pública.

SERVIÇO

Revista "Histórias, momentos e recordações"

Compre pelo WhatsApp (19-99739-4270) e receba a versão digital no seu celular.

Pontos de venda já confirmados: Agropecuária Santa Luzia, Banca Berlim, O Bortolettão e Vet Clinic

Ou acessando o projeto Preservando a história de Jaguariúna, no site de financiamento coletivo Catarse: www.catarse.me

Publicado às 8h47

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro