A terceira idade está conectada 

Toda pessoa que tem entre 10 e 25 anos de idade pertence à Geração Z, conhecida também como os nativos digitais, termo utilizado pela primeira vez em 2001, pelo educador Marc Prensky. É a primeira geração que passa 100% do tempo conectada, e que, por isso mesmo, não faz divisão entre o mundo analógico e o digital. 

Um mundo que faz cada vez menos sentido para os ocupantes de gerações anteriores, incluindo pessoas mais velhas. A surpresa para muitos é ver que a terceira idade está conectada e, cada dia mais, falando a mesma língua dos GenZ.

E isso não é tão novidade, já que uma pesquisa realizada pela Telehelp em 2014 apontou que 66% das pessoas com mais de 60 anos de idade utilizam a internet com frequência, inclusive para fazer compras (45%).

O mesmo levantamento conta, ainda, que além de assistir à TV (78%) e ler livros e jornais (60%), o acesso às redes é uma das atividades preferenciais do público da terceira idade, sendo prática cotidiana de 59% deles.

Em estudo recente, divulgado em agosto de 2019, o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.Br) constatou que 58% das pessoas com 60 anos ou mais acessem a internet pelos smartphones, e que apenas 8% deles usam o computador para navegar. 

Se você pretende vender à terceira idade, não caia no engano de achar que são consumidores que gostam apenas de fazer caminhadas em ruas lotadas do interior, segurando suas sacolas de presentes para os netinhos. Apesar de serem pessoas que fomentam o turismo, elas estão conectadas e comprando produtos em lojas virtuais e marketplaces.

Mas para atrair consumidores da terceira idade, fidelizar clientes e ter sucesso nas vendas, é preciso elaborar uma estratégia particular para esse público, encontrá-lo nas redes (sociais, inclusive), e apresentar as melhores opções de compra, tanto para uso pessoal, quanto para presentear membros da família e amigos.

Publicado às 11h28

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro