CRAS completa o primeiro ano com 1560 atendimentos

Nesse primeiro ano foram certificados 170 alunos

Inaugurado no dia 28 de janeiro de 2011, o Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS), completa um ano de funcionamento e serviços prestados à população no próximo sábado. Um grande passo para atingir a excelência no desenvolvimento humano e social. O CRAS é um equipamento da Política de Assistência Social. É a “porta de entrada” para o atendimento dos usuários e das famílias. É no CRAS que o cidadão é inserido no Programa Bolsa Família e em outros programas sociais, em projetos de qualificação profissional e outras ações sócio-educativas.

 

A unidade foi instalada com recursos próprios em conjunto com o índice de Gestão Descentralizada (IGD), do Governo Federal e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEADS) do Governo Estadual.

 

O CRAS destina-se ao atendimento socioassistencial de famílias, constituindo um dos principais equipamentos de desenvolvimento dos serviços socioassitenciais da Proteção Social Básica e tem por objetivo desenvolver ações preventivas para o atendimento de necessidades básicas identificadas junto à população de vulnerabilidade social, nos segmentos da família, criança e adolescente, pessoas portadoras de deficiência, idosos, imigrantes e população em situação de risco, objetivando superar o atendimento emergencial e buscando a efetiva inclusão e o desenvolvimento humano, através de atividades sócio-educativas, oficinas, atividades em grupo, cursos profissionalizantes e projetos de geração de renda.

 

Com uma equipe que conta uma coordenadora, duas assistentes sociais, uma psicóloga e uma recepcionista, foi possível aumentar o número de atendimentos, melhorar a qualidade dos serviços oferecidos, criar mais cursos e adequar os existentes para atender melhor as necessidades da população. De acordo com dados da coordenação em 2011 foram realizados 1560 atendimentos, quase o dobro do ano de 2010, que registrou 900 atendimentos.

 

Nesse primeiro ano foram certificados 170 alunos dentro dos mais diversos cursos: Cuidador de Idoso, Bijuteria, Chocolates Artesanais, Costura Industrial de Máquina Reta e Overloque, Modelista de Roupas, Pintura em Tecido, Artesanato em Madeira, Patchwork, Cineclubismo, Karatê, Hotelaria e Turismo, Assistente Administrativo, Projetista de Web Designer, Designer Gráfico, entre outros.

 

Também foram realizados projetos com o objetivo de desenvolver o convívio social, orientar e preparar as gestantes e atendimentos especializados para idosos. Os projetos abrangeram desde as crianças até a melhor idade, entre eles podemos citar o “Dança para Todos” “AtivaIdade” e “Coisas de Mãe”.

 

Com a abertura do CRAS foi possível realizar um atendimento especial para os beneficiários dos Programas Sociais e com isso atingir a meta de 83% do acompanhamento das condicionalidades, que colocou Lindóia em 2º lugar no ranking do índice de Gestão Descentralizada (IGD).A coordenadora do CRAS, Luciana Siqueira explica que para esse ano novas metas foram traçadas para possibilitar a melhora nos atendimentos, acompanhamentos e cursos oferecidos. “Para esse semestre abrimos vagas para sete cursos e muitas novidades boas virão pela frente. Graças ao prefeito Justino Lopes, demos o passo mais importante que foi a criação, agora continuaremos trabalhando duro em prol dos lindoianos”, finalizou Luciana. A sede do CRAS fica na Rua Francisco Rodrigues, 32, Centro.

Com informações de Silmara Krakty