Lindoia recebe prêmio ambiental

Em cerimônia realizada na manhã de terça-feira, 07, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), em São Paulo, o secretário Bruno Covas anunciou que Lindóia conquistou um prêmio ambiental pelo Programa "Pacto das Águas". A cidade obteve o quarto melhor desempenho entre os 135 municípios paulistas com menos de 20 mil habitantes.

O Consenso da Água de Istambul estabeleceu um conjunto de princípios e estratégias para gestão dos recursos hídricos. Com isso, a SMA lançou em 2009 o Pacto das Águas, programa que envolve Municípios e Comitês de Bacias Hidrográficas. Dos cerca de 800 municípios signatários do Consenso, representando 49 países, 598 são do Estado de São Paulo. "Fico emocionado. Estamos num dia absolutamente especial. São Paulo está dando exemplo para o Brasil e para o mundo", elogiou Paulo Varella, governador do Brasil junto ao Conselho Mundial da Água.

O programa propõe 21 ações dentro de três eixos: água e saneamento, abrangendo abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e disposição de resíduos sólidos; revitalização de bacias hidrográficas, com recuperação de matas ciliares, proteção de nascentes e criação de unidades de conservação; e identificação de problemas locais e execução de projetos estratégicos para sua solução, com educação ambiental e controle de perdas. As metas deveriam ser cumpridas até 2011.

O prefeito de Lindóia, José Justino Lopes, presente no evento, se mostrou muito satisfeito pelo reconhecimento. “Esse prêmio nos dá ainda mais animo para continuar investindo em políticas públicas tão importantes para o futuro. Estamos conseguindo crescer com qualidade e responsabilidade e acima de tudo, estamos tornando reais muitos projetos de saneamento e abastecimento. Estou muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho, e sem dúvida, iremos trabalhar para subir ainda mais no ranking”, afirmou o prefeito.

As ações e metas foram avaliadas seguindo critérios estabelecidos na Resolução SMA 53/2010. Os relatórios com a avaliação e a classificação dos municípios e dos Comitês de Bacias estão disponíveis no hotsite do Programa, bem como a resolução que estabelece seus critérios. O link para consulta é www.ambiente.sp.gov.br/wp/pactodasaguas/pactuando.

O evento teve a participação do secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, do Governador do Brasil junto ao Conselho Mundial da Água e diretor da Agência nacional de Águas - ANA, Paulo Varella, da assessora técnica das Águas da SMA, Rosa Mancini, além de prefeitos e técnicos dos municípios premiados.
Ações em Lindóia

Nos últimos anos a Prefeitura vem desenvolvendo uma série de ações ambientais buscando a conscientização e a diminuição do impacto ambiental no município. Entre as ações podem ser citadas projetos de educação ambiental; revitalização de córregos; implantação de emissários de esgoto; implantação do centro de reciclagem; participação no Consórcio de Saneamento Básico do Circuito das Águas Paulista; recuperação de áreas de mata ciliar; arborização urbana; identificação de nascentes, entre outras.

 

Categoria Municípios com até 20 mil habitantes
1º lugar
Regente Feijó – prefeito Arlindo Eduardo Fantini

2º lugar
Bilac – José Roberto Rebelato

3º lugar
Bocaina – João Francisco Bertoncello Danieletto

4º lugar
Lindóia – José Justino Lopes

5º lugar
Santo Antonio do Jardim – Luiz Cláudio Trincha

Categoria Municípios acima de 20 mil habitantes

1º lugar
Sorocaba – Vitor Lippi

2º lugar
Tupã – Waldemir Gonçalves Lopes

3º lugar
Paulínia – José Pavan Júnior

4º lugar
Itapira – Antonio Hélio Nicolai

5º lugar
Batatais – José Luis Romagnoli

Categoria Melhor desempenho Regional por Bacia

1º lugar
CBH do Paranapanema - Narandiba – Enio Magro

2º lugar
CBH Sorocaba Médio Tietê – Sorocaba – Vitor Lippi

3º lugar
CBH São José dos Dourados – Pontalinda – Guedes Marques Cardoso