Condutas e procedimentos de um atendimento Podológico.

Quando um paciente vai ao gabinete de podologia, o profissional em Podologia tem como conduta fazer uma anaminese  com perguntas específicas, sobre seus hábitos.

Como passa a maior parte do tempo, se sentando ou em pé, que tipo de sapatos ele usa, se faz atividade física, se é portador de alguma doença como Diabetes, hipertensão, cardiopatias, se faz uso de algum medicamento, se é alérgico, e outras perguntas que me facilitara o tratamento.

As queixas mais comuns são: unhas encravadas, micoses, calos, fissuras, dores nos pés, enfim colher todas as informações que poderá auxiliar no atendimento daquele paciente.
Sempre passar algumas orientações e esclarecimentos de como se inicia o problema que o paciente se queixa, por exemplo:

Calo

Espessamento da camada córnea (excesso de queratina) forma-se em resposta ao atrito/pressões excessivas.

Causas
 
Uso de calçados inadequados (apertados, de má conformação); Meias com costura; Posição incorreta ao caminhar e deformidades ortopédicas

 

Calosidade

Causada pelo espessamento da camada córnea em área extensa. Distribuição uniforme da pressão. Às vezes com fissuras. Mais comum em calcâneo.

Causas

Uso de calçados de salto; Vício de postura; Obesidade; Alterações ortopédicas

Para prevenir calos, é indicado pisar corretamente, portanto, escolher um sapato adequado, do tamanho certo, é fundamental, fazer uso de protetores de silicone.
Pessoas com Diabetes, que são mais predispostas a infecções nos pés e dificuldade de cicatrização, tem que ter maior cuidado com os pés e sempre Procurar um profissional adequado.

ONICOCRIPTOSE (Unhas Encravadas)

Crescimento lateral excessivo da unha dentro da dobra ungueal.Devido à margem lateral da unha agir como corpo estranho, inflamação e granulação podem   ocorrer.  É causada por sapatos mal ajustados e por corte incorreto da unha

ONICOMICOSE (micose)

Infecção por fungos da placa ungueal geralmente produz unhas opacas, esbranquiçadas, espessadas, friáveis e frágeis.

Onicomicose é incomum na criança, mas a incidência aumenta com a idade. Manter as unhas limpas e com corte correto, nunca usar o mesmo sapato por dias em seguidos, sempre passar álcool por dentro dos sapatos e deixá-los ao ar livre antes de guardá-los, consultar um dermatologista para tratamento com medicamentos apropriados.

 VERRUGA PLANTAR (Olho de Peixe)

A verruga plantar tem como agente causal o papiloma vírus humano (HPV); Diferente do calo, que não tem raiz, a verruga plantar tem como raiz as células virais que se forem removidas, fazem a patologia desaparecerem por completo.

A verruga plantar se caracteriza pelo surgimento das papilomatoses (é a projeção e alongamento das papilas dérmicas para dentro da epiderme, mantendo, todavia a camada basal intacta). Estes pontos são terminações de vasos sangüíneos trombosados, que se forem seccionados, farão verter sangue pelos pontos negros descobertos.

Em geral, porém não como regra, o tratamento dura em média de seis a oito semanas, conforme a resposta do organismo tratado.

A Podologia é muito ampla no seu aspecto de saúde e bem estar, é preciso que as pessoas entendam que não é só quando se tem um problema específico que devemos procurar um podólogo e sim fazer disso uma rotina, não é só porque os pés estão escondidos em um sapato que podemos achar que eles não precisam de cuidados, afinal eles também fazem parte do nosso corpo.

 
Rosana Cezar
Podóloga/Técnica de Enfermagem
Healthy Feet localizada nas dependências do Clube
Esportivo de Serra Negra – SNEC
Com hora marcada – Fone 38921306 / 92004216