Aumenta número de crianças na pesca esportiva da cidade de Socorro

Para a grande maioria, a pesca passou de meio de sobrevivência para ser um esporte, um estilo de vida, lazer. A pesca esportiva, conhecida como “Pesque e Solte” atrai pescadores que curtem o “pegar o peixe”, mas sabem que depois devem devolvê-lo à água. A prática ajuda na preservação da vida aquática.

Mesmo sendo uma atividade que atrai e diverte pessoas de todas as idades, ainda é forte a crença errônea de que pescaria é “coisa de velho”. Mas, um movimento tem mudado isso e é um bom motivo para comemorar na semana do Dia Mundial da Pesca (21/11). “Notamos um aumento de crianças iniciando na pesca esportiva nos dois últimos anos. Em relação ao ano passado, é cerca de 20 a 30% a mais dos pequenos por aqui”, explica Matheus Oliani, proprietário do Pesqueiro Nenê Oliani, o terceiro mais antigo do Brasil e o mais antigo em funcionamento com a mesma família, localizado na Estância Hidromineral de Socorro - cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo.

Para Oliani, as divulgações em redes sociais - que incentivam o esporte, explicam como faz e ainda mostram o dia a dia – são um dos responsáveis. O outro, continua sendo os pais. “Sinto muita emoção quando vejo um pai trazer o filho ou a filha para esta experiência, muitos também pescavam desde pequenos com os pais. Tem uma memória afetiva”, conta.  

Diversidade é um diferencial e um atrativo, já que cada espécie requer uma técnica, um tipo de isca. No Nenê Oliani são encontrados peixes como cachapira, carpa cabeçuda, carpa capim, carpa húngara, catfish, corimba, dourado, matrinxã, piau, pintado, pirarara, tambacu e tambaqui. Depende da localidade e da espécie do peixe, mas, no pesqueiro que várias espécies amazônicas, a melhor época para pescaria é no verão. “Nas altas temperaturas eles ficam mais ativos, comem mais, devido ao conforto térmico”, explica o proprietário.

Com mais de 60 anos de história, o pesqueiro era uma propriedade rural para fins de agropecuária e tiveram a ideia de fazer um lago para criar peixe para subsistência. Foram quatro lagos feitos no enxadão pelo avô de Matheus, Nenê Oliani, junto com o sogro. Com o excesso de produção começaram a vender de porta a porta junto com o leite. O tempo fez com que alguns clientes fossem até o local buscar o peixe e se interessar pela pesca. Empreendedor, Nenê viu a oportunidade e montou o pesqueiro em 1960, com 16 lagos, que foi palco de mais de 400 torneios de pesca.

Atualmente, são dois lagos ativos para pesca esportiva: o principal (13.550 m²) e o de apoio (6200 m²), com peixes menores, destinado à engorda. O pesqueiro tem vara de mão para alugar, mas que só pode ser usado no lago de apoio; para o principal é necessário um equipamento profissional. Iscas como massa japonesa, massa do pesqueiro, rações e salsicha também são vendidas.

“O município tem pesqueiros com infraestrutura para passar confortavelmente o dia inteiro. Assim, fica mais fácil trazer crianças e a família para pescar”, afirma Eduardo Bovi, presidente da Associação de Turismo da Estância de Socorro (ASTUR).

Na cidade também tem o Centro de Lazer Pitauá para a pesca esportiva feita no lago, com exemplares de cachapira, carpa cabeçuda, corimba, dourado, matrinxã, pacu, pintado, tambacu e tambaqui.  Quiosques espalhados podem ser usados para acomodar os equipamentos. Não há equipamentos para locação, mas o passaguá (pequena rede) e tapetes para a retirada dos peixes do lago são fornecidos e de uso obrigatório. Existem até algumas regras para uma boa pescaria, como por exemplo não derrubar ou pisar no peixe, não tocar nas guelras dos peixes para não matá-los, tirar fotos abaixado e não deixar que o peixe fique fora d´água por mais de um minuto.

Hospedagens com lagos para pesca

 Algumas hospedagens também têm lagos para pesca para os hóspedes. Como é o caso do Park dos Lagos, por exemplo, com cinco lagos, que variam de 700 a 4000 metros. A quantidade de lagos se dá porque inicialmente eram um pesqueiro, mas foi adaptado para camping também com suítes e casas para locações. No sistema “pesque e solte”, oferece exemplares de carpa, catfish, pacu e tilápia. Caso o pescador esteja despreparado, o local aluga varas de bambu e vendem massas e rações próprias para pesca.

Pescaria nos lagos foi a primeira atividade do Hotel fazenda Campo dos Sonhos. São quatro apropriados para pesca e o maior deles com cerca de 19 mil m² de superfície. Os lagos abrigam tambaqui, tambacu, pacu e tilápia. Fornecem varas e isca para quem não levar os equipamentos.

O Hotel fazenda 7 Belo também tem um lago para pesca esportiva, que pode ser utilizado de dia ou à noite. Lá encontra-se peixes de até 15kg como tilápia, dourado, pintado, catfish, pacu e carpa. O hotel fornece as varas de bambu e isca de pesca, mas o hóspede pode levar os próprios equipamentos. O Grínberg´s Village Hotel também tem lago e disponibiliza vara e isca.

Já o lago de 15 x 15 metros do Hotel Recanto da Cachoeira foi feito a pedido dos hóspedes, tem tilápia e é liberado apenas para pesca esportiva. No caso de não ter vara e isca, o hotel fornece sem custos.

Para hóspedes ou no sistema day use, o Hotel Floresta do Lago tem um lago para pesca esportiva, desde 2000. Os peixes – como dourado, pacu, tilápia, tambaqui e pintado - chegam até 40 kg. É preciso levar o próprio equipamento.

O Camping Valle das Águas tem inúmeros lagos para pesca; o Village Montana Hotel Fazenda, um, e o Alpes Fazenda Hotel tem um minitanque para os hóspedes que gostam de pescar.

Mais informações sobre hospedagens, gastronomia e lazer no site oficial: www.socorro.tur.br

Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro é o portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, composto por nove municípios. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. Em 2021, a “cidade aventura” – com mais de 20 atividades de aventura e ecoturismo - recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC). Além de ser finalista nas categorias Aventura e Ecoturismo, foi vencedora no Top Destino Social, no prêmio Top Destinos Turísticos. E ainda, Socorro passou a ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional de localidades "onde viver é bom".

ASTUR - A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 80 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras.

Publicado às 7h18

Receba notícias pelo WhatsApp clicando aqui, e nos dê um oi

Também estamos no Telegram. Entre em nosso canal clicando aqui.

Acompanhe também as redes sociais no Facebook, InstagramThreads e Twitter.