Democratas apresenta Plano de Governo para Serra Negra

Elmir e Bimbo são os candidatos da chapa

O partido Democratas, em Serra Negra apresentou o Plano de Governo visando a administração da cidade a partir de 2021. A proposta da coligação  Serra Negra também foi enviada para a Justiça Eleitoral e está a disposição no Divulgacand.

O partirdo tem como candidatos Elmir Kalil Abi Chedid, para prefeito e Antonio Luigi Ítalo Franchi - Bimbo, vice-prefeito. A coligação conta os partidos Democratas, PSC, PTB e PSDB.

Acompanhe as propostas de Governo para gestão 2021-2024.

– Saúde

GESTÃO

Prontuário eletrônico: Finalizar a implantação de prontuário eletrônico; Valorização dos            servidores:  Implantar       programa       de       valorização   dos funcionários da Saúde, com bônus para quem não falta e/ou apresenta bons resultados;

Estrutura: Melhorar a estrutura física das unidades de saúde (visual, com pintura e acabamento novos);

SAMU 192: Concluir o processo de implantação do SAMU 192;

Ambulatório de Especialidades: Reformar e ampliar o Ambulatório de Especialidades, acrescentando ainda novos atendimentos como terapias complementares, como acupuntura, florais, Reiki entre outras;

ATENÇÃO BÁSICA

Mutirões: Realizar mutirões de saúde.

Atendimento: Viabilizar atendimento até as 19h00 em pelo menos uma unidade de saúde;

MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE

UTI: Viabilizar a implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em parceria com os municípios da região.

Mutirões: Ampliar mutirões para procedimentos cirúrgicos eletivos e ambulatoriais.

PROGRAMAS E AÇÕES

Trabalhar estrategicamente a saúde preventiva, com iniciativas como:

Ampliar o número de ações integradas entre Saúde e Esporte;

Explorar o Turismo em conexão com a natureza por meio de caminhadas e passeios e as propriedades terapêuticas das fontes de águas minerais, realçando o conceito de “Cidade da Saúde”;

Resgatar o Projeto Criando Asas, com presença de fisioterapeuta e educador físico nas unidades de Saúde;

Mortalidade Infantil: Fortalecer o Projeto Amor Perfeito, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade para manter índice 0 de mortalidade infantil; Tabagismo: Dar continuidade às ações do Grupo para Controle do Tabagismo ‘Respire Fundo’.

Campanhas: Executar campanhas educativas para a população, através de palestras nas escolas para os alunos multiplicarem informações aos pais, familiares e comunidade;

PROFISSIONAL

EPIs: Dar continuidade a aquisição de EPI e uniformes para os funcionários;

TRANSPORTE:

- Frota: Continuar renovação da frota de veículos e ambulâncias

– Geração de emprego e renda

Fortalecimento da economia: O crescimento das vagas de emprego e o aumento da renda dos trabalhadores estão atrelados ao crescimento da economia do município. Considerando o turismo como principal motor econômico de Serra Negra, haverá a promoção do fortalecimento do calendário de eventos com muito destaque ao Festival de Inverno, Natal Luz, arnaval familia, Festa dos Italianos, Festa da Amizade e Celebração do Corpus Christi.

Shows - Estimular a realização que somem-se a espetáculos musicais, teatrais e outros eventos de grande interesse turístico que serão estimulados.

Cadeia produtiva: O aumento do movimento fortalecerá a cadeia produtiva e de serviços de toda a cidade, ampliando os ganhos do empresariado em todos os segmentos, o que por consequência, fará crescer o número de vagas de emprego e posterior aumento da renda dos trabalhadores.

Indústria não poluente

– Segurança

Monitoramento: Implantação de sistema de câmeras de monitoramento no município.

Rondas Escolares: Empregar a Guarda Civil Municipal em parceria com a Polícia Militar nas imediações das escolas, principalmente a Jovino Silveira, para identificar e combater o consumo de drogas dentro e fora das escolas.

Aquisição de equipamentos: Reforçar a estrutura da Guarda Civil Municipal. Capacitação do efetivo: Ministrar cursos de aperfeiçoamento e reciclagem para a Guarda Civil Municipal e Defesa Civil.

Programa de colaboração: Instituir programa de colaboração, integrado por voluntários, lideres ecumênicos, funcionários públicos, líderes sindicais, classistas, conselho tutelar, comunitários de segurança e de associações de bairros, capacitados em temas de prevenção à violência, habilitando-os como multiplicadores deste conhecimento em sua comunidade incentivando reuniões do CONSEG.

Frota: Renovar a frota de veículos;

Canil: Utilizar melhor a unidade de canil municipal com emprego nos locais de grande concentração de pessoas e eventos municipais.

Próprios Públicos: Otimizar o emprego dos Guardas Civis Municipais com vistas aos próprios públicos.

Comunicação: Promover reuniões entre a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, com o intuito de trocar informações para o combate à criminalidade.

Moradores em Situação de Rua: Otimizar ações em conjunto com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Função Delegada: Providenciar convênio com o Estado para instituir a função delegada com a Polícia Militar.

Defesa Civil: reforçar estrutura, com aquisição de novos veículos; viabilizar contratação de novos agentes;

– Educação

Nova sede: Viabilizar um novo prédio para a Secretaria de Educação, com área de estacionamento, resgatado o “Mercado Cultural” como ponto turístico; Novas Creches

Três Barras: Cobrar do governo do estado a disponibilização dos recursos prometidos nas duas últimas gestões, por meio da Secretaria Estadual de Educação, para a construção de uma nova creche no Bairro Três Barras; caso não  se  concretize   o   repasse,   construir   com   recursos   próprios;   Centro: Instalar uma nova creche no Centro da cidade, facilitando a logística do pais que trabalham nessa área, onde há maior quantidade de estabelecimentos e consequentemente de trabalhadores;

Ensino apostilado: dar continuidade ao sistema de ensino apostilado Manutenção: Dar continuidade à manutenção das escolas, com equipe exclusiva para esses serviços e providenciar a substituição de playgrounds para maior segurança e melhor entretenimento das crianças;

Ajuda com o transporte: Conceder transporte integral a estudantes domiciliados em Serra Negra, regularmente matriculados em cursos de nível superior e escolas técnicas profissionalizantes localizados nos Municípios da região.

Ensino superior: estreitar relacionamento com universidades e faculdades buscando parcerias para o Ensino Superior em Serra Negra;

Alunos c/ necessidades especiais: Dar continuidade ao atendimento de alunos portadores de necessidades especiais, mantendo completa a equipe multidisciplinar com fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicóloga, fonoaudióloga e nutricionista, que também atenderá os alunos das escolas municipais de uma forma geral.

Escola profissionalizante: ampliar a oferta de cursos profissionalizantes, assim como fomentar a parceria entre Prefeitura, SENAI e outros órgãos; Tecnologia: Ampliar a inclusão digital dos alunos das escolas municipais com a aquisição de mais tablets. Considerar a informática e as novas linguagens de comunicação, juntamente com a formação permanente e a valorização dos educadores.

Meio Ambiente: Incentivar, apoiar e desenvolver, nas escolas municipais, políticas de conservação do meio ambiente e sustentabilidade, dando continuidade ao Projeto Copaíba;

Empreendedorismo: dar continuidade ao projeto “Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)”, uma parceria do município de Serra Negra com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o objetivo estimular à educação empreendedora no Ensino Fundamental.

Oficinas: manter em atividade as oficinas de esportes, expressão corporal e xadrez.

Merenda: Ampliar ainda mais a qualidade da merenda com a reforma da Cozinha Piloto, que propiciará melhores condições de armazenamento e preparo dos alimentos.

– Turismo

Centro de Convenções do Circuito das Águas - Estruturação para que tenha condições de receber eventos de grande porte. Aumentar o número de eventos por serem realizados, com apoio do Escritório de Representação que será criado (leia mais no item 18).

Fontes públicas - Divulgação maciça das propriedades terapêuticas, reforçando a valorização desses fontanários.

Luzes de Natal - Incrementar a decoração de fim de ano em áreas públicas tradicionais, buscando o ineditismo sempre que possível.

Luzes do Réveillon - Buscar apoio da iniciativa privada para uma celebração de ano novo condizente com a importância da data e presença de visitantes em Serra Negra.

Festival de Verão – do início de janeiro até pouco antes do carnaval promover eventos, sempre com maior ênfase a artistas locais e regionais devidamente cadastrados na Diretoria de Cultura. Programação diversificada com música, dança, teatro, oficinas culturais e exposições constarão dos programas.

Festivais – Estimular entidades do terceiro setor a promover festivais anuais que contemplem junto ou separadamente música, dança, encenação, literatura e outros ativos culturais, com direito a premiação aos mais bem colocados.

Corpus Christi - Final de semana prolongado por feriado com maior movimento em Serra Negra, merece uma atenção especial, uma vez que os meios de hospedagem ficam lotados e os que não estão em hotéis ou casas de veraneio revezam-se na circulação durante os quatro dias. Necessário se faz dar uma atenção especial com realização de eventos de características variadas: música, lazer, teatro e dança.

Carnaval - Promover de forma a satisfazer os anseios dos turistas, mas lembrando sempre que a população residente tem o direito a participar e se divertir durante os festejos.

Festa dos Italianos e Festa da Amizade - oferecer estrutura necessária, inclusive contratação dos espetáculos para que as entidades que prestam serviço de assistência social no município consigam renda para ajudar a manutenção de seus projetos.

– Meio Ambiente

Queimadas:

Monitoramento das matas com câmeras e sensores para o efeito combate a incêndios;

Criação e treinamento de brigadas de incêndio, reflorestamento de áreas desmatadas e matas ciliares, reativação do viveiro de mudas;

Reflorestamento de áreas degradadas;

Preservação:

Criação de unidades de conservação (Barragem, Mata dos Froes...);

Educação ambiental:

Ações nas escolas, vias públicas e residências, garantindo o direito das pessoas de desfrutar de um ambiente saudável;

Recuperação:

Reconstrução do viveiro municipal;

Recuperação e preservação de nascentes;

Revitalização de Parques, Jardins e entorno de lagos;

Projetos:

Adesão ao Programa Município Verde Azul;

Terceiro Setor: Fortalecimento de relações com ONGs e Associações;

Coleta Seletiva: Implementação de projeto de coleta seletiva de lixo, proporcionando a preservação ambiental e facilitação da triagem dos resíduos sólidos que agridem o meio ambiente, bem como incentivar o descarte de lixo em forma seletiva;

Arborização Urbana: Programas de plantação de mudas em parceria com escolas, associações de bairros e empresas, promovendo a qualidade do ar e a preservação do Meio Ambiente

– Mobilidade urbana

Plano de Mobilidade Urbana: Colocar em prática Plano de Mobilidade Urbana que está sendo debatido com a sociedade em audiências públicas.

Trânsito: Automação do sistema viário e criação de vagas de estacionamento. Acessibilidade: promover a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida com mais acessibilidade nas calçadas.

Bicicletários: Instalação de bicicletários no Centro expandido, incentivando as pessoas que tiverem essa possibilidade a se deslocarem de bicicleta para seus compromissos, desafogando o trânsito, causando menos poluição e realizando uma atividade física.

– Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável

Conselho - Criação de um conselho que oriente as políticas públicas locais, conscientizando os agentes políticos e empresariado da necessidade de suprir as carências da geração atual sem comprometer a capacidade de atender as futuras gerações, ou seja, um desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Metas – O conselho ter como papel fundamental incluir, dentro daquilo que for da alçada municipal, os objetivos da Agenda 2030 da ONU, quais sejam: 1 – Erradicação da pobreza; 2 – Fome zero e agricultura sustentável; 3 – Saúde e bem-estar; 4 - Educação de qualidade; 5 – Igualdade de gênero; 6 – Águas potável e saneamento; 7 – Energia limpa e acessível; 8 – Trabalho Decente e crescimento econômico; 9 – Indústria, inovação e infraestrutura; 10 – Redução das desigualdades; 11 – cidades e comunidades sustentáveis; 12 – Consumo e produção responsáveis; 13 – Ação contra a mudança global do clima; 14 – Vida na água; 15 – Vida terrestre; 16 – Paz, justiça e instituições eficazes; 17 – Parcerias e meios de implementação.

Propostas - O conselho apresentará proposta que levem em conta o fato de que os recursos naturais são finitos e que o desenvolvimento econômico tem que incluir o meio ambiente na equação. As sugestões deverão levar em conta a valorização da qualidade em vez da quantidade, com redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

- Agronegócios

Parceria com Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural): para que o produtor seja estimulado a agregar valor à sua produção. Venda direta do produto;

Indicação Geográfica: Viabilizar a implantação do selo de indicação geográfica (IG) do café, principal produto do município. O IG é uma garantia para o consumidor, pois comprova que o produto é genuíno e possui qualidades particulares, ligadas à sua origem. Valoriza o produto e consequentemente o produtor rural;

Acecap: Estreitar parceria com a Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista (Acecap) para, além de buscar a indicação geográfica, promover cursos, palestras e eventos relacionados ao café; Proteção à lavoura: Parceria com conselhos municipais e fornecedores de agrotóxicos voltados para a lavoura, promovendo cursos de orientação com relação à aplicação, manejo, segurança pessoal e proteção ambiental.

Cidadania no Campo: Adesão ao Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cidadania no Campo), que busca integrar as ações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e das prefeituras municipais, estimulando a implementação e o desenvolvimento de iniciativas que fortaleçam a gestão do território rural local.

Apoio aos agricultores:

O Sistema Cidadania no Campo auxilia as prefeituras na ampliação do acesso aos serviços públicos essenciais à população do campo como: empreendedorismo, saúde, transporte, segurança e assistência social.

Valorização da Agricultura Familiar;

Patrulha agrícola: aquisição do Kit Patrulha Agrícola, através do convênio com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, ampliando a realização de atividades como preparo de solo, aceiro contra as queimadas, pulverização, plantio, distribuição de calcário, roçagem entre outros.

– Habitação

Plano de Habitação Popular – Criação de um grupo de trabalho que identificará a real demanda ou déficit habitacional do município. Essa equipe irá sugerir área que satisfação em que possam ser construídas moradias por meio de convênios com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) do Estado de São Paulo ou outras entidades que apoiem a construção de habitação popular.

Programa de regularização – identificar e cadastrar empreendimento imobiliários irregulares para posterior orientação técnica de seus interessados, oferecendo orientação para que consigam regularizar sua situação. Iniciativas de parcelamento de solo, regularização fundiária (leia mais no item 15-Zona Rural) também serão contempladas.

Plantas populares – Famílias com baixa renda receberão apoio com a doação de plantas populares para regularização de construções clandestinas.

– Esporte e Lazer

Infraestrutura:

Revitalização das quadras poliesportivas e campos de futebol.

Projetos:

Massificação Esportiva nas quadras dos bairros do município.

Expansão dos projetos de artes marciais com implantação de novas modalidades.

Escola de Atletismo no Estádio Municipal, nas Represas Santa Lídia e Dr. Jovino Silveira;

Projetos de Natação, Hidroginástica, Ginástica Rítmica, Polo Aquático e Biribol; Skate; Beach Tennis, Vôlei de praia e Futebol de areia; Futebol de Campo; Tênis de Mesa e Badminton nas escolas; “Escola de Dança”: Hip Hop; Ballet; Ritmos Fitness; BMX na Serra; Yoga; Pilates;

Ampliação do número de praticantes de atividades físicas em todo o município, e principalmente, no “Conjunto Aquático Sebastião de Andrea Colchetti”, que atualmente, atende 900 pessoas e nos próximos 4 anos, com perspectiva de atender 2.000 pessoas.

LAZER

-Revitalização das Áreas de Lazer Infantil do município;

-Aplicação do Projeto “Lazer Total” e suas áreas de atuação:

EVENTOS

Competições de Futebol de Campo

Competições de Futsal

Criação de campeonatos municipais de Volei e Basquetebol, em diversas categorias.;

Criação da Liga de Bairro; da Copa dos Bairros; Copa Municipal de Artes Marciais;

Festival Intermunicipal de Ginástica Rítmica;

Criação da OMMI – Olimpíada Municipal da Melhor Idade;

Simulado de Triathlon em Piscina;

Campeonato Municipal de Natação;

Jogos Escolares;

Passeio Ciclístico “Rotas da Serra”;

Circuito de Corridas “Serra Negra”;

Ampliação das modalidades inscritas nos Jogos Regionais;

Jogos Abertos;

CIETI – Copa Integração Esportiva da Terceira Idade;

JOMI – Jogos da Melhor Idade;

Jogos do Circuito das Águas;

Campeonato de Futebol Americano;

Campeonato Municipal de Supino;

Campeonato Municipal de BMX, em diversas modalidades;

Campeonato Municipal de Skate, em diversas modalidades;

Campeonato Municipal de Sinuca e Truco.

- Desenvolvimento Econômico

Indústrias não-poluentes: Estimular a instalação de indústrias não-poluentes no município, tanto novas quanto já existentes.

Incentivar a industrialização da matéria-prima: estimular os empresários para que agreguem valor às suas produções, evitando a venda de matéria-prima, mas produtos industrializados. Exemplos: laticínios ao invés de leite, café torrado e moído ao invés de sacas.

Parcerias com o Sistema S e outras entidades: Capacitar os empreendedores locais, bem como seus colaboradores, buscando parcerias para cursos, workshops, palestras e treinamento junto a órgãos do Sistema S (Senar, Senac, Sescoop, Senai e Sebrae) bem como Etecs, Fatecs e Universidades na região. Apoio ao pequeno e microempreendedor: Dar continuidade e fortalecer as ações em parceria com o Sebrae, bem como estreitar relacionamento com demais órgãos especializados como Senai, FIESP E CIESP, promovendo novas iniciativas voltadas ao micro e pequeno para que tenham subsídios no desenvolvimento de seus negócios.

Aceleração de procedimentos para abertura de empresas: Prestar assessoramento aos empreendedores de forma agilizar a abertura e rápida instalação de empresas no município.

Capacitação: Com apoio do Sistema S, oferecer capacitação para comerciantes e comerciários de Serra Negra.

Estímulo à compra no comércio local: Buscar estratégias capazes de estimular os residentes a comprar no comércio local por meio de promoções ou parcerias com entidades como Associação Comercial, Associação Comércio Forte e sindicatos de trabalhadores.

Compras da Prefeitura: Criar instrumentos legais para implantação de programa para aumentar a participação de micro e pequenas empresas no fornecimento de produtos e serviços à Prefeitura, com vistas fortalecer esse segmento empresarial, estimular a economia, gerando emprego e renda.

- Cultura e lazer

Feira Noturna Cultural: Ampliar a estrutura da Feira Noturna Cultural, que se tornou uma marca de Serra Negra nos últimos anos.

Mercado Cultural: Tornar o prédio de uso exclusivo para atividades culturais, com a transferência da sede administrativa da Educação para outro imóvel, possibilitando a ampliação de exposições e oficinas culturais, tornando o local um polo cultural e consequentemente turístico.

Casco de Ouro: Fomentar atividades no Recinto de Exposições, mantendo uma programação cultural permanente e aproveitando sua área externa para encontros de grupos folclóricos e festivais de cultura popular.

Artesanato: Promover a adesão de novos artesãos, para que o Centro de Artesanato de Serra Negra continue em funcionamento;

Fomentação da Estação Cultural divulgando as ações culturais existentes no local, como: posto de informações, mini-biblioteca, campanha promocional direcionada, posto de troca de livros, posto de circulação de revistas.

Palácio Primavera: promover uma reforma no Palácio Primavera (“Casa da Cultura”), onde estão integrados importantes elementos que garantem a preservação história do município, como museu, biblioteca, centro de pesquisas históricas e pinacoteca. No local ainda são oferecidas oficinas e realizados eventos e reuniões em geral, o que somente reforça sua importância.

Música nas praças: continuidade em todos os finais de semanas e feriados prolongados.

Calendário: elaborar o planejamento do calendário anual de eventos culturais se fará de forma a atender a todos os públicos.

- Modernização administrativa

Integração de Sistema de Dados entre Secretarias: Implantação e ampliação da integração dos Sistemas de Banco de Dados entre as Secretarias e órgão municipais, buscando a total informatização e comunicação entre os sistemas e secretarias.

Informatização: Disponibilizar serviços informatizados voltados à população, através da rede de computadores, internet e aplicativos.

Solução Integrada: Reuniões periódicas nos diversos bairros, entre a população, membros da Administração Pública Municipal e Estadual, bem como representantes das concessionárias de serviços público, nos quais os representantes de cada órgão, juntos, têm maiores possibilidades de solucionar os problemas.

Nova Estrutura Organizacional: Criação de nova estrutura organizacional, readequando as secretarias e órgãos municipais, de acordo com a realidade atual, visando maior rapidez da máquina administrativa e economia, criando mecanismos de relações intersetoriais.

Parcerias: Trabalhar com parceria público-privada em projetos de relevância.

Controle Interno: Estruturação completa do órgão de Controle Interno.

- Zona rural

Regularização fundiária: Criação de um grupo de trabalho que se comunicará com órgãos responsáveis para corrigir situação de irregularidades nas propriedades, especialmente de pequeno porte, junto ao Sistema Nacional de Imóvel Rural do INCRA.

Manutenção das estradas rurais: Dar ênfase à manutenção das estradas rurais com a criação do Plano Municipal de Vias Públicas (PMVP), reduzindo os custos de manutenção dos veículos e diminuindo as preocupações com atrasos nas entregas em função das más condições de vias. Além disso o planejamento adequado trará a perenização dos serviços realizados aumentando o tempo necessários para novos trabalhos.

- Serviços municipais

Mutirão – Realizar, com urgência, estudos com o fim de avaliar a necessidade de promover mutirões com vistas a corrigir situações de reparos de responsabilidade de Prefeitura (tapa-buracos, limpeza de bueiros, bocas-de- lobo, pintura de guias, podas, limpeza de terrenos, inclusive os públicos, substituição de luminárias), ajustando tudo o que for necessário. O objetivo é elevar a autoestima dos moradores, fazendo-os sentir que há preocupação com sua rua, bairro e cidade.

Parques e jardins – Mantê-los bem cuidados os parques, praças e jardins públicos

Iluminação pública – Dar ênfase ao sistema de iluminação pública, com manutenção adequada ao que já existe e buscando atender os locais em que ainda não há esse disponível. Com isso, aumenta a sensação de segurança da população.

Limpeza pública e retirada de lixo – Manter a excelência do trabalho dos varredores de rua e dar especial atenção à coleta de lixo, com horários especiais nas áreas comerciais e atenção aos pontos sensíveis, onde há muitas reclamações sobre o tempo que o lixo fica depositado até sua retirada; Inativos, quebrados ou perigosos – Procurar e remover obstáculos que atrapalhem a circulação dos veículos as vias e pedestres nas calçadas; caixas, bancos, equipamentos quebrados, inativos, irregulares ou que causem perigo.

- Assistência social

Assistência Social no Bairro: Retomar o Programa “Assistência Social no Bairro”, que promove ações em parceria com as secretarias de Saúde e de Esportes e Lazer, como cortes de cabelo, vacinação, atividades esportivas e brincadeiras para as crianças, além da campanha “Diga não ao abuso sexual contra crianças e adolescentes”, realizada nas escolas públicas.

Convivência familiar e comunitária: Incluir a cidade no Plano Nacional destinado à promoção, proteção e defesa do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, formulando e implementando políticas públicas que assegurem a garantia dos direitos das crianças e adolescentes de forma integrada e articulada com os demais programas federais.

Entidades assistenciais: Aperfeiçoar as parcerias com entidades que prestam serviços de assistência social no município conhecendo profundamente suas estruturas, com a finalidade de avaliar a possibilidade de ampliação das parcerias.

Cidadania e discriminação: Garantir o direito à defesa da cidadania nos segmentos culturalmente discriminados será um objetivo por ser alcançado com a consolidação e o fortalecimento de políticas públicas específicas.

CRAS E CREAS: Reavaliar a localização do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS).

Capacitação: Palestras e oficinas serão oferecidas com a implantação de um programa que oferecerá capacitação à comunidade carente e às pessoas que se encontrem em situação de rua, serão oferecidas capacitações com o fim de dar treinamento para tenham mais condições de buscar vagas de trabalho.

Vulnerabilidade: Dar suporte à reorganização dos programas de transferência de renda, ampliando o atendimento das pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Frente de trabalho: Dar continuidade e promover o acompanhamento sistemático das pessoas que são inseridas no programa, avaliando a evolução no trabalho, abordando possíveis dificuldades e principalmente inserindo os mesmos em cursos de capacitação para reinserção efetiva no mercado de trabalho.

Gravidez, álcool e drogas: Por meio de integração entres os serviços públicos de assistência social, educação, saúde, proceder à orientação de crianças e adolescentes no que diz respeitos aos cuidados para evitar a gravidez precoce e o consumo de álcool e drogas.

Violência contra a mulher: Dar prioridade à implantação de ações preventivas contidas na Lei Maria da Penha, com vistas e fortalecer o combate à violência contra a mulher.

Casamentos comunitários: Parceria com as igrejas que tradicionalmente organizam casamentos comunitários, com a finalidade de regularização de estado civil.

Campanha do Agasalho: Reforço na estruturação da campanha de agasalho que não atende apenas no período de frio, mas também nas calamidades. Voluntariado: Estimular o trabalho voluntário em ações promovidas pelo Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, bem como o Fundo Social de Solidariedade. Parcerias com o terceiro setor e outras órgão possibilitarão realizar capacitação aos grupos de voluntários.

– Comunicação estratégica

Escritório de representação: Investimento na divulgação e apresentação das informações e atrativos turísticos do município, como, por exemplo o Centro de Convenções, através da implantação de um escritório de representação em São Paulo-SP, fortalecendo a imagem de Serra Negra como um importante pólo turístico de lazer e negócios.

Plano de Marketing: Contratação de empresa especializada para elaboração de Plano de Marketing visando identificar as forças e fraquezas bem como as ameaças e oportunidades do mercado turístico para serem estabelecidas metas e objetivos pela Prefeitura no setor em curto, médio e longo prazo.

Publicidade: Investimento, com apoio das associações, na divulgação do turismo de Serra Negra em veículos de comunicação de maior abrangência.

Comunicação Social: Investimento em recursos materiais e humanos para ampliar a divulgação e dar mais transparência às ações do Executivo, especialmente através das redes sociais, prestando contas e esclarecendo dúvidas diretamente à população.

– Proteção e Bem-estar animal

Programa de Castração de Cães e Gatos: Ampliar, em conjunto com a Secretaria de Saúde, os programas de castração gratuita de cães e gatos, em todos os bairros da cidade, inclusive na zona rural, colocando o castramóvel em operação.

Animais silvestres: Programa de proteção e preservação dos animais silvestres e das matas para o aumento da biodiversidade.

Destino mais digno ao animal morto: Criar em parceria com a iniciativa privada, um cemitério para animais e/ou um crematório, dando mais dignidade ao animal que porventura venha a morrer.

- Servidor público

Plano de Cargos e Salários: Criar o Plano de Cargos e Salários, contemplando os servidores públicos municipais ativos. A elaboração será feita com a participação de representantes dos servidores, do sindicato da categoria e da Administração Municipal.

Diálogo: Fortalecer o diálogo entre a administração municipal e o sindicato da categoria.

Modernização: Implantação de mecanismos, sistemas, meios tecnológicos que visem à modernização dos processos, maior agilidade, qualidade e excelência dos serviços oferecidos. Disponibilizar ferramentas de trabalho condizentes com a tecnologia atual.

Treinamento: Promover parcerias com órgão estaduais e federais, visando qualificar a mão de obra do serviço público municipal, valorizando o trabalho os servidores em funções administrativas, bem como aumentando a qualidade do que é oferecido à comunidade.

Compras na cidade: Formalizar convênios com estabelecimentos, visando a oferta de melhores preços e condições de pagamento, para que o servidor público seja estimulado a gastar no município.

– Inovação

Internet gratuita: Desenvolver estudos com o objetivo de buscar recursos públicos externos, bem como formalizar parcerias para implantação de sistema municipal que consiga oferecer internet gratuita aos cidadãos, bem integração do sistema de monitoramento por câmeras. Com isso Serra Negra estará integrada e mais segura.

Cidade Digital: Buscar recursos junto ao Ministério das Comunicações para implantar o Projeto Cidades Digitais cujos objetivos são: a melhoria da qualidade e transparência na gestão pública; a democratização do acesso; o fomento à economia criativa e sustentável; a criação e desenvolvimento de conteúdo; a construção de ambientes de colaboração em redes abertas.

Programa polo digital: Criação de um programa que ofereça um espaço para empreendedores se conectarem, aprenderem e criarem empresas. Qualquer empreendedor pode se tornar um membro, utilizar o espaço e receber orientação no Polo Digital, que desenvolverá um trabalho de mentoria.

Incubadora: Visa estimular o uso de recursos tecnológicos e de conhecimentos desenvolvidos por empreendedores com a possibilidade de transformar ideias em negócios, promovendo o desenvolvimento econômico do município ou região.

Startups: Criar possibilidades para que empresas jovens com modelo de negócios repetível e escalável, possam encontrar soluções para se desenvolverem. Para tanto, haverá o estímulo às startups locais.

– Infraestrutura urbana e planejamento

OBRAS

Relacionamento Institucional: Fortalecimento das relações institucionais com os Governos Estadual e Federal para captação de recursos, viabilizando a execução de obras;

Pavimentação: Realização de Obras de pavimentação asfáltica em bairros e loteamentos, oferecendo qualidade de vida aos moradores;

Recapeamento: Implantação de programa de recapeamento asfáltico das vias degradadas;

Pontes: Recuperação de pontes localizadas na zona rural, garantindo trânsito seguro aos moradores, bem como o escoamento da produção rural;

Praça Sesqui: Construção de infraestrutura na Praça Sesquicentenário para melhor acomodar a Feira Livre, realizada às quintas-feiras, proporcionando mais conforto, segurança e higiene aos expositores e frequentadores;

Extensão de Rede de Iluminação: Realização de Obras de iluminação pública de vias.

Substituição de luminárias: Realização de obras de substituição da iluminação pública existente por luminárias de LED.

Convivência e lazer: Reforma e Modernização das praças e parques públicos, transformando-os em espaço de convivência e lazer.

Pontos de ônibus: Padronização dos pontos de ônibus, inclusive com acessibilidade, garantindo conforto e acesso a todos.

- Enchentes

Estudos disponíveis: Buscar junto ao Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) estudos existentes com as soluções propostas para os constantes problemas com enchentes no município, em especial da região central. Também haverá cobrança para a realização dos serviços necessários ou mesmo a liberação de recursos.

Contenção de águas pluviais: Implantação de projeto de construção de sistema de contenção de águas para sanar os problemas causados nos períodos das chuvas

Eficiência: Promover o constante combate às enchentes, desde a conscientização para que os córregos não sejam usados para jogar o lixo doméstico ou móveis, até a infraestrutura que melhore a drenagem dos córregos e do Ribeirão Serra Negra e estímulo a programas de limpeza.

Limpeza: Dar à devida atenção à limpeza e manutenção dos bueiros, bem como à revisão do sistema de captação e afastamento de águas pluviais entre o loteamento São Luiz, passando pelo centro e seguindo até o final da Avenida Juca Preto.

Piscinões: Busca de áreas para implantação de lagos de contenção, os piscinões, importantes equipamentos para redução de danos causados por chuvas muito fortes em curtos espaços de tempo.

Defesa Civil – Fortalecimento da Defesa Civil para centralização de ações de conscientização, treinamento e organização das equipes de trabalho quando de ocorrências de enchentes.

Ribeirão e outros veios – Manter limpo e desobstruídos o Ribeirão Serra Negra, bem como os demais veios de águas que cortam a região central da cidade.

- Apoio ao idoso

Medicamento em casa: Oferecer aos idosos que se enquadrarem nos critérios a serem definidos a possibilidade de receber em sua residência medicamentos da Farmácia Municipal.

Conselho de Anciãos: Criação do conselho de anciãos que possa oferecer sua vivência e experiência, cada um em sua área de atuação, tanto à administração pública, quanto aos jovens em escolas ou que participam de programas e projetos da Prefeitura, valorizando o conhecimento e a proatividade dos idosos. Grupo da melhor idade: Descentralizar as atividades oferecidas no Centro Comunitário da Melhor Idade, levando atividades para idosos residentes nos bairros.

Em domicílio: Criar programa, com apoio do Governo do Estado, para o atendimento domiciliar asilar.

Casa Dia: promover a manutenção e ampliação do Projeto Casa Dia, referência no estado de São Paulo, o qual é realizado em parceria com as Irmãs Franciscanas Filhas da Divina Providência, com o objetivo de atender idosos acima de 60 anos que estejam sozinhos em casa configurando risco social. O projeto promove a socialização dos idosos, o acesso a diversas atividades como: música, teatro, informática, artesanato, atividades físicas, acompanhamento Psicológico e consequentemente gera a melhora na qualidade de vida dos mesmos, reduzindo também a inserção dos idosos em Instituições de

Longa Permanência.

Projeto Cantinho Carinhoso: visa atender idosos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – BPC, através de encontros socioeducativos realizados no CRAS, fazendo que estes tenham o suporte da equipe técnica e possam se socializar e realizar atividades diversificadas.

SAÚDE DO IDOSO

Implantação da academia de saúde;

Intensificar as ações à Saúde do Idoso, integrando os trabalhos entre as Secretarias Municipais (Educação e Cultura, Esporte e Lazer, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Assistência e Desenvolvimento Social e Agricultura);

Implementar/retomar os Programas já existentes de Atenção ao Idoso (Criando Asas, Saúde na Serra e Saúde em equilíbrio);

Enfatizar programas de prevenção de acidentes domésticos e de melhoria de qualidade de vida nutricional e física aos idosos;

Incorporar novas práticas de exercícios aos idosos, como Yoga, Alongamentos, Tai Chi Chuan, Lian Gong entre outros;

Implantar trabalho com educação/orientação voltados exclusivamente à população idosa;

Orientação quanto ao modo de vida e necessidade de mudanças de hábitos.

- Atendimento das pessoas com necessidades especiais

Deficiência monocular: Criar programa voltado à entrega, gratuita, de próteses. Deficiência: Criar programa voltado à entrega, gratuita, de órteses e próteses.

Suplementos alimentares: Implantação de programa para fornecimentos de suplementos alimentares adequados às famílias que tenham algum residente com necessidades especiais.

Integração: Programa de ações e eventos que promovam a inclusão de pessoas com necessidades especiais, integrando familiares e demais pessoas da comunidade.

Conscientização: Reforçar campanhas educativas e de conscientização sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais.

Publicado às 12h58

Receba notícias pelo celular clicando em www.circuitodenoticias.com.br/whatsapp e nos dê um oi para o cadastro